Campo Mourão

Resultados da Semana MEI são divulgados pelo Município de Campo Mourão

A Semana MEI movimentou toda a cidade na semana passada (Foto: Assessoria)

O Município de Campo Mourão, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, divulgou nesta semana o balanço da Semana MEI (Microempreendor Individual), que movimentou toda a cidade na semana passada. O encerramento foi com a 1º Feira do MEI, realizada na última sexta-feira, 12, na Praça São José, com a participação de 24 microempresários individuais dos ramos de locação de brinquedos, confecções, segurança do trabalho, treinamentos e palestras, informática, alimentos e também decorações de festas e eventos.

Além destas, duas empresas júnior de consultorias nas áreas de engenharia de alimentos e produção agroindustrial, respectivamente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus Campo Mourão) e Unespar também se fizeram presentes.

Diversidade

acordo com Carlos Alberto Facco, Secretário do Desenvolvimento Econômico, a diversidade das atividades econômicas envolvidas também foi um ponto positivo do evento. “Hoje, o MEI é a porta de entrada para o empreendedorismo, pois a categoria também sofreu modificações de modo que uma extensa gama de atividades pode se utilizar desta modalidade de empresa, que veio justamente pra simplificar e diminuir os custos do microempreendedor”, observa.

Objetivos

Dentre os objetivos da feira, estavam o de divulgar essas empresas para o público da cidade, promover a troca de experiências entre os MEI’s, além de aproximá-los das universidades, que por meio das suas empresas júnior conseguem prestar consultorias estratégicas a preços competitivos para esta categoria de empresas.

Sonheria

Este foi o caso do microempreendedor do ramo de alimentos Ademir Lopes Junior, proprietário da “Sonheria Lopes”. Na avaliação de Ademir, “a participação na Feira foi importante porque serviu para mostrar o produto para mais pessoas, além disso também conheci outros prestadores de serviço que podem me ajudar no negócio”, ressalta.

Pesquisa de Satisfação

meio da Casa do Empreendedor, mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico; foi realizada uma pesquisa de satisfação com os MEI’s que participaram da Feira. Na avaliação geral, onde os microempreendedores deveriam dar uma nota de 0 a 10 para o evento, a nota média foi de 8,2.

“Dentro da política de fortalecer e acelerar o crescimento dos pequenos negócios em Campo Mourão, estamos estruturando um programa de apoio a esses empreendedores, e já podemos adiantar que vem novidade por aí”, revela Facco.

Realizada por meio da parceria entre SEBRAE, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Casa do Empreendedor e Tecnocampo, a semana também contou com a apresentação do Grupo de Teatro Seu Chico, que encenou a peça “A incrível arte de vender” e que praticamente lotou o Teatro Municipal, com a participação de 422 pessoas, entre empresários, estudantes e colaboradores.

Também ocorreram duas oficinas sobre vendas e gerenciamento financeiro, com a participação de 18 microempreendedores, além de consultorias individuais gratuitas nas áreas de finanças e marketing, que realizou nove atendimentos. O evento não teve recursos financeiros do município graças às parcerias realizadas com o SEBRAE.