Região

Só 10 municípios da Comcam entregaram dados do IEGM ao TC

Apenas 10 dos 25 municípios da Comcam fizeram entrega ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) dos dados completos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). O prazo, já prorrogado, encerra no dia 25 deste mês. As informações irão compor o painel nacional do IEGM, que é publicado anualmente no site do Instituto Rui Barbosa (IRB) - órgão de pesquisas e estudos do sistema brasileiro de controle externo do gasto público.

Da região fizeram a entrega dos dados os municípios de Altamira do Paraná; Campo Mourão; Corumbataí do Sul; Iretama; Janiópolis; Luiziana; Moreira Sales; Quarto Centenário; Rancho Alegre do Oeste; e Ubiratã. O objetivo do IEGM é medir a eficácia das políticas públicas municipais, favorecer o controle social e permitir que os gestores verifiquem os resultados de suas administrações, corrijam rumos, reavaliem prioridades e consolidem projetos.

O IEGM conta com a adesão dos TCs de todos os Estados brasileiros, que executam o levantamento em seus respectivos municípios. O cálculo é feito a partir de informações apuradas em sete áreas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas (Defesa Civil) e governança em tecnologia da informação.

Das 399 prefeituras do Estado, apenas 151 entregaram os sete questionários completos IEGM; outras 126 enviaram apenas parte dos questionários, enquanto as restantes 122 não enviaram nenhum deles.