Covid-19 fez cair vendas e baixar preços de ovos de chocolate

Como era de se esperar, a pandemia de Coronavírus refletiu diretamente nas vendas de ovos de chocolate na semana que antecede a Páscoa. A crise gerada na economia e restrições quanto a circulação de pessoas tem feito as famílias direcionarem o consumo para produtos básicos de alimentação e higiene pessoal. Assim, as vendas de chocolates caíram consideravelmente em relação ao mesmo período do ano passado. E isso também forçou a queda nos preços.

Em Campo Mourão o sócio-proprietário do Paraná Supermercados, Álvaro Machado da Luz, disse que as vendas de ovos de chocolate já vinham caindo em anos anteriores e por isso, este ano, as compras já foram reduzidas.  “Compramos 40 por cento a menos do que no ano passado e até agora vendemos menos de 50 por cento do estoque”, disse o empresário. E quem deixar para a última hora, no domingo de Páscoa a rede Paraná Supermercados estará fechada.

Em relação aos preços, segundo ele, as indústrias já repassaram desconto de 50 por cento. “As pessoas estão comprando o básico. O faturamento caiu muito, não apenas nas vendas de chocolates, estamos tendo prejuízos de um modo geral. Mas infelizmente essa é a realidade de todos, que ninguém esperava nem havia se preparado. Mas estamos  seguindo todos os protocolos de saúde recomendados para podermos atender bem nossos clientes”, acrescentou. 

Na rede Muffato, não é diferente. O gerente da Central de Compras, que fica em Cambé,  Anderson Hernandes, disse que em razão da pandemia algumas ações que geralmente são deixadas para a última semana, já foram realizadas, como a redução nos preços. “Geralmente 70 por cento das vendas ocorrem na última semana, mas neste ano atípico temos visto que o consumidor está comprando o básico”, observou.  

Para tentar diminuir os prejuízos, segundo ele, as indústrias já reduziram os preços. “Algumas indústrias baixaram até 50 por cento, outras 20, dependendo do produto”, explicou. Mesmo assim, na loja de Campo Mourão a gerente Célia Basílio diz que o consumidor tem optado por produtos mais em conta, como barras de chocolate e bombons.
Segundo pesquisa do Google com 1.000 consumidores, 7 em cada 10 brasileiros vão mudar algum hábito nesta Páscoa (12 por cento deles devem deixar de comprar chocolate e 9 por cento não irão almoçar em família). Com mais gente em casa, as buscas por termos como “receitas de ovos” e “como fazer ovos de Páscoa” também aumentaram.