Quaresma atípica é marcada por inovação de padres

Conhecida por rituais seculares nas celebrações, especialmente na Semana Santa, a igreja católica também foi obrigada a inovar para transmitir sua doutrina aos fiéis e ao mesmo tempo cumprir as orientações de isolamento social impostas pela pandemia de Coronavírus. Em Campo Mourão, além de missas pela internet, a igreja fez uma parceria com a TV Carajás, onde foi montado um estúdio para transmissão de missas ao vivo.

Além disso, a Semana Santa também foi marcada pela criatividade e inovação de alguns padres. Em algumas paróquias, como foi o caso do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Campo Mourão, fotos dos fiéis foram impressas e colocadas nos bancos das igrejas. Foi uma forma das famílias receberem a bênção durante as missas transmitidas pela internet apenas com o padre e alguns auxiliares dentro da igreja.

No Domingo de Ramos, o padre Adilson Naruishi, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Vila Rio Grande, disse que estava triste e até abalado emocionalmente por ter que celebrar sem os fieis. Então sentiu no coração a necessidade de percorrer as ruas abençoando as famílias, nas próprias casas, com o Santíssimo Sacramento, com a hóstia no ostensório. E foi o que fez sobre a carroceria de uma camionete.

Mas ele foi ainda mais ousado. Após percorrer o bairro, levou o Santíssimo até a Santa Casa, onde estão sendo tratados os pacientes com Coronavírus. “Eu pensava que estava levando Jesus para as pessoas, até chegar na Santa Casa e parar na área do isolamento e lá me disseram que não poderia entrar. Foi aí que Jesus me disse: não é você que me leva às pessoas, sou Eu que  levo você onde eu quero e até onde você pode ir. Ele pegou na mãos dos médicos e enfermeiras e entrou, e só sobrou para mim ficar ali na porta e rezar. Isso me deixou profundamente  emocionado e não pude conter as lágrimas. Sinto o coração apertado até agora”, escreveu o padre em texto na rede social.

Já em Goioerê, o padre José Elias, da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, sobrevoou a cidade nesta quinta-feira a bordo de um helicóptero e fez a bênção com o Santíssimo Sacramento. Para os católicos, a quinta-feira Santa foi o dia em que Jesus, na última ceia, instituiu a Eucaristia, ou seja, partilhou o pão e o vinho com seus discípulos e lavou os pés deles.

“Foi a primeira vez que fiz uma bênção assim, porque sempre celebrei com a igreja lotada nesse dia”, comentou o padre. Para receber a bênção, os católicos do município foram convidados a ficarem nas casas, abrir a janela ou a porta e acenar com um pano branco.  O sobrevoo passou por todos os bairros e também no distrito de Jaracatiá.

VEJA TAMBÉM:

>> Entrevista: Dom Bruno diz que rituais da Semana Santa foram prejudicados