Prefeito de Barbosa Ferraz reduz próprio salário em 30% e de secretários em 20%
O prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi, publicou decreto determinando a redução, em 30% do seu próprio salário e do vice, e 20% dos secretários municipais. A medida, que deverá gerar em torno de R$ 23 mil em economia aos cofres púbicos, foi tomada devido à pandemia de Coronavírus (Covid-19).
O dinheiro ficará como recurso livre ao município, que priorizará sua aplicação na área de saúde. “Com essa economia vamos comprar máscaras para a população de baixa renda, para auxiliar nas medidas preventivas ao Coronavírus”, falou Miliossi, ao acrescentar que é uma medida justa e que os políticos devem dar exemplo, também neste momento.
Por não tratar de lei, se algum secretário ou até mesmo o vice-prefeito discordar da medida, poderá protocolar pedido para a suspensão do desconto no departamento pessoal da prefeitura.
De acordo com o prefeito, as medidas adotadas pelo município para contenção do vírus vai derrubar a arrecadação significativamente. “Toda economia neste momento vai nos ajudar lá na frente. Já vínhamos com certa austeridade em relação aos gatos públicos e agora vamos apertar ainda mais o freio”, falou.
Conforme o decreto publicado pelo gestor, a redução é pelo prazo de dois meses, referentes aos meses de abril e maio, podendo ser prorrogado caso persista a situação de pandemia e continue o recuo da receita corrente líquida do município.
Outros exemplos
Na região da Comcam, vários gestores municipais (prefeitos e vereadores) deram bom exemplo, abrindo mão de parte dos salários nesta época de crise, causada pela pandemia. Em quinta do Sol, por exemplo, o prefeito João Claudio Romero (PP) fez o corte de 30% dos seus vencimentos, e 20% de secretários municipais e cargos comissionados.
Em Campo Mourao, o prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania), também anunciou corte de 20% no próprio salário, a medida atinge também secretários, diretores municipais e cargos comissionados. No município, o vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo (Avante) também está destinando, por dois meses, 50% de seu salário à área da saúde.
O mesmo está acontecendo em Araruna, o vereador Wagner Malaco (PR), está destinando 50% de seu salário para aquisição de cestas básicas a famílias carentes. Além disso, na cidade de Nova Tebas, o prefeito Clodoaldo Fernandes dos Santos (PL) reduziu 20% do seu próprio salário, do vice-prefeito, secretários municipais e cargos comissionados.

