Colégio Estadual apresenta ações de Altas Habilidades/Superdotação e anuncia ampliação

O Colégio Estadual de Campo Mourão, referência regional no atendimento a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), apresentou recentemente o enriquecimento curricular dos estudantes atendidos nessa modalidade no contraturno escolar e anunciou a ampliação significativa de suas ações pedagógicas voltadas a esse público. Com diversos alunos identificados com habilidades acima da média em uma ou mais áreas do conhecimento na rede estadual, a instituição se prepara para fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido na área a partir do segundo semestre de 2025.

A divulgação das ações das turmas, bem como a informação da ampliação das atividades que serão realizadas em breve foram apresentadas à comunidade durante o Café Cultural, que aconteceu no Colégio Estadual de Campo Mourão na sexta-feira (4).

Entre as principais novidades está a ampliação para seis Salas de Recursos exclusivas para AH/SD, funcionando nos dois turnos (três pela manhã e três à tarde), além da abertura de seis oficinas presenciais com professores especialistas nas áreas de Linguagens, Ciências Exatas e Ciências Sociais. Outro avanço considerado importante será a adesão ao Programa Turmas Paraná Mais, que promove o enriquecimento curricular em turmas do ensino comum por meio do planejamento de aulas diferenciadas.

De acordo com a coordenadora da modalidade no colégio, professora Silvana Maria Vieceli, essas iniciativas fortalecem a proposta de um ensino mais inclusivo e alinhado ao potencial dos estudantes. “Essas ações pedagógicas de excelência que ocorrem nos colégios estaduais e escolas municipais precisam mesmo ser divulgadas e precisamos em conjunto, Rede Estadual e Rede Municipal, unir forças para identificar os alunos com AH/SD nas salas de aula”, informou, ressaltando a importância da presença de representantes municipais no encontro.

A atuação da instituição vai muito além da sala de aula. Conforme apresentou a docente, as atividades de enriquecimento curricular incluem visitas técnicas a museus, bibliotecas, laboratórios e eventos científicos, em parceria com diversas instituições como a Unespar, a UTFPR, o Sesc e a Secretaria Municipal de Educação. Também são oferecidas oficinas síncronas por meio do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação e colaborações com cursos superiores, como Matemática e Turismo da Unespar.

Somente no primeiro semestre de 2025, os estudantes participaram de oficinas práticas de Geometria e Impressão 3D, visita ao Planetário da UTFPR e ao Laboratório de Matemática, da oficina Show da Física e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Além disso, três projetos de iniciação científica foram selecionados para a Feira Estadual do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (FENAAH/S), que será realizada em agosto, em Foz do Iguaçu. Ainda, 17 projetos foram inscritos na Feira Internacional de Iniciação Científica – FIciências, aguardando o resultado da seleção.

O Café Cultural reuniu estudantes, familiares, representantes do poder público, incluindo legislativo, executivo e secretários municipais, de universidades e de instituições parceiras

Café Cultural

Esses avanços foram apresentados à comunidade durante o Café Cultural das Altas Habilidades/Superdotação, realizado na semana passada. O evento reuniu estudantes, familiares, representantes do poder público, incluindo legislativo, executivo e secretários municipais, de universidades e de instituições parceiras, destacando o trabalho desenvolvido pelas turmas de AH/SD no contraturno escolar.

Durante o cerimonial, a professora Silvana agradeceu o apoio da gestão escolar, das instituições parceiras, do Núcleo Regional de Educação (NRE) e da Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão. Também apresentou as professoras Josiane de Jesus Oliveira e Laiane Sebastião Monteiro, responsáveis pelo atendimento pedagógico especializado.

O diretor da instituição, professor Valdair da Silva, reforçou o compromisso do colégio com a educação de qualidade e também destacou a importância da união entre as redes estadual e municipal para a identificação e acompanhamento dos estudantes com altas habilidades. Ele destacou a satisfação em poder mostrar à comunidade uma amostra das atividades que os alunos desenvolvem, a fim de reconhecê-las e fortalecê-las.

Na ocasião, os participantes visitaram as Salas de Recursos e puderam conhecer de perto os projetos de iniciação científica, as produções artísticas e outras atividades realizadas pelos alunos

Ao final do encontro, os participantes visitaram as Salas de Recursos e puderam conhecer de perto os projetos de iniciação científica, as produções artísticas, por meio de uma mostra de apresentações musicais, e outras atividades realizadas pelos alunos nas diversas áreas do conhecimento.