Pioneiro na região, Roncador implanta programa de inclusão com o Instituto NeuroSaber
Roncador se destacou nesta semana como o primeiro município da região a firmar parceria com a NeuroSaber para implantar o Programa Escola Inclusiva em sua rede municipal de ensino. A iniciativa é considerada um passo importante no fortalecimento das práticas de inclusão nas escolas, com base em evidências científicas.
O lançamento do programa ocorreu nessa terça-feira (8) e contou com a presença da professora Luciana Brites, pedagoga, psicopedagoga, psicomotricista, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano. Ela é também fundadora do Instituto NeuroSaber, responsável pelo programa. A tarde de lançamento foi marcada por momentos de reflexão e aprendizado sobre inclusão escolar, um tema cada vez mais presente na educação contemporânea.
A parceria permitirá ao município desenvolver um trabalho direcionado à inclusão, com acompanhamento individualizado dos estudantes. Serão avaliadas e discutidas, junto aos profissionais do instituto, as dificuldades de aprendizagem e os transtornos do desenvolvimento, com o objetivo de garantir que todos os alunos possam aprender.
Além disso, os professores da rede municipal terão acesso a suporte pedagógico especializado, com materiais baseados em evidências científicas – um dos principais diferenciais dessa formação. “Estamos muito otimistas com essa parceria firmada com a NeuroSaber”, destacou a administração municipal, enfatizando o orgulho de Roncador por ser pioneiro na região ao buscar essa formação com um instituto tão conceituado na área da Educação.

