Pesquisa Quaest aponta Ratinho Junior como candidato competitivo

O governador do Paraná, Ratinho Junior, mantém grandes chances na disputa contra Lula em um eventual segundo turno em 2026. Uma pesquisa da Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), aponta que ele teria 36% dos votos, contra 41% de Lula, uma margem de apenas 5 pontos, menor do que em março, quando era de 6 pontos.

Ele segue sendo o governador mais bem avaliado na disputa, ao lado de Tarcísio de Freitas, que tem 37%, contra os mesmos 41% de Lula. Outros nomes, como Romeu Zema (33% x 42%) ou Ronaldo Caiado (33% x 42%), pontuam abaixo do paranaense.

Ratinho Junior é mais bem avaliado que Eduardo Bolsonaro, que tem 33%, contra 43% de Lula num eventual segundo turno. No cenário com Michelle Bolsonaro, ela teria 36%, contra 43% de Lula.

Em um dos cenários de primeiro turno, com Lula e Bolsonaro na disputa, Ratinho Junior chega a ter o dobro de votos de Ronaldo Caiado e três vezes mais chances do que Romeu Zema. Ele também aparece muito próximo de Ciro Gomes, que já disputou quatro eleições presidenciais.

A pesquisa também avaliou a preferência do eleitorado de Jair Bolsonaro caso ele não seja candidato. Ratinho Junior aparece como terceira principal opção, com 9%, atrás apenas de Tarcísio de Freitas (15%) e Michelle Bolsonaro (13%). Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal têm 8% cada.

A Quaest entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.