Campo Mourão registra dois incêndios de grandes proporções em vegetação na mesma noite
Com poucos minutos de diferença, dois incêndios em áreas de vegetação seca mobilizaram o Corpo de Bombeiros na noite desse domingo (20) em Campo Mourão, gerando transtornos à população e riscos à saúde em diferentes regiões da cidade. As ocorrências foram registradas em locais distintos e exigiram resposta rápida das equipes de emergência.
O primeiro caso aconteceu no Residencial Gran Riva, às margens da rodovia PR-558, em frente ao Hospital Santa Casa. A grande quantidade de fumaça causada pelas chamas gerou preocupação à unidade hospitalar, com potencial para afetar pacientes e profissionais da saúde que estavam no local, devido à proximidade da área atingida.
Segundo o cabo Daniel, do Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que muitos incêndios como esse estejam sendo provocados intencionalmente. O tempo seco contribui para que chamas se formem facilmente em áreas com vegetação seca, o que necessita de cuidados e, sobretudo, conforme disse, de conscientização entre as pessoas.
“A gente pede para a população colaborar com relação a queimadas”, afirmou. Ele destacou que a equipe agiu com rapidez para conter o fogo e evitar que as chamas se alastrassem para outros pontos. “Rapidamente a gente veio, realizou o combate e, graças a Deus, deu tudo certo”, informou.
O cabo também reforçou a importância da denúncia em casos de incêndios criminosos. “Se alguém filmar, fotografar e levar às autoridades, pode levar até a prisão dessas pessoas”, orientou.

Enquanto os bombeiros retornavam ao quartel após a primeira ocorrência, uma nova queimada foi registrada, dessa vez, no Conjunto Residencial Fortunato Perdoncini, nos fundos do Conjunto Porto Feliz, próximo ao Jardim Cidade Nova. O fogo também atingiu uma área de vegetação seca, o que facilitou o alastramento das chamas e formou diversos focos. A proximidade com a Penitenciária Estadual de Campo Mourão levou a Polícia Penal a realizar vistorias na região para avaliar os riscos à unidade prisional.
Apesar de não haver feridos, os dois incêndios foram considerados de grandes proporções e provocaram preocupação entre moradores das regiões atingidas. Além do impacto ambiental, a intensa fumaça causou transtornos à população e a estabelecimentos próximos, evidenciando os perigos das queimadas em períodos de estiagem.
As autoridades reforçam que provocar incêndios é crime ambiental, passível de responsabilização civil e penal, e orientam a população a denunciar qualquer prática suspeita. Nesse caso, é possível acionar o Disque Denúncia 181. A ouvidoria da prefeitura de Campo Mourão também recebe denúncias por meio do telefone (44) 3518-1174, WhatsApp (44) 99927-9287 ou e-mail [email protected].

