Fefosol terá participação de 10 grupos parafolclóricos de 5 estados do Brasil

O 18º Fefosol – Festival de Folclore de Quinta do Sol – está se confirmando para mais uma edição de sucesso. Pelo menos 10 grupos parafolclóricos de cinco estados do Brasil confirmaram participação no tradicional festival que projeta o nome de Quinta do Sol para o país.

Os grupos participantes são: Coco de Roda Reviver (Maceió/AL), Grupo Andora (Vitória/ES), Grupo Flor do Campo (Cuiabá/MT), Balé Popular Terras Potiguares (Passa e Fica/RN), Grupo Pôr do Sol (Quinta do Sol), Grupo Os Lusíadas (Maringá), Grupo Stchastia (Campo Mourão), Semear Capoeira (Quinta do Sol), Grupo Grüne Stadt (Maringá) e CTG Recordando os Pagos (Corbélia).

Na abertura, no dia 30 de julho, haverá show às 19h30 com o grupo “Musical Sambazada e convidados”, de Maringá. O professor Lucinei Carneiro, idealizador do Fefosol, destacou que o evento será realizado de 30 de julho a 2 de agosto.

Carneiro explicou que o Fefosol tem como objetivo a valorização e divulgação da cultura popular. “O evento promove um intercâmbio artístico-cultural entre os grupos folclóricos e projeta a cultura folclórica”, afirmou.

Nos 18 anos de festival, grupos de várias cidades do Paraná, de diversos estados brasileiros e de outros países enriqueceram o evento. O festival oferece alimentação básica, mas os visitantes frequentam bares, lanchonetes e lojas da cidade. Durante a semana do Fefosol, os lojistas realizam promoções para aquecer as vendas.

Festival tem como objetivo a valorização e divulgação da cultura popular

O Fefosol é único do gênero no Paraná e concentra suas atividades no Centro de Eventos Osvaldo Silva, no centro de Quinta do Sol. Conta com atividades paralelas, como A Tarde Escolar, apresentações para estudantes, Bailão da Terceira Idade e o almoço de confraternização no Lar dos Velhinhos.

Inicialmente, o festival era realizado em um único dia no Ginásio de Esportes Ivan Carlos Lopes com grupos escolares. Em 2008, passou a receber grupos de fora do Estado e, em 2010, foi transferido para a praça Gentil José Soares. Em 2014, retornou ao ginásio e, desde 2018, ocorre no Centro de Eventos Osvaldo Silva.

Em 2018, o festival recebeu o grupo internacional Ballet Folklorico Tlaneci (Veracruz/México). Em 2019, contou com a Compañia Folklorica Brisa Austral (Punta Arenas/Chile).

A tradição do festival e o trabalho do Grupo Pôr do Sol — que participa de eventos no Brasil e no exterior — tornaram Quinta do Sol a “Capital Paranaense do Folclore”, por meio da Lei Estadual nº 19.662, de 20 de setembro de 2018. O lema do evento é: “O encontro da cultura popular”. A realização é da Associação de Pesquisa e Projeção Folclórica Pôr do Sol, com apoio do município e patrocinadores.

Calendário oficial do Estado

No início deste mês, o Governo do Paraná sancionou a Lei nº 11.934, de 2 de julho de 2025, que insere o Fefosol no calendário turístico oficial do Estado do Paraná. A autoria é do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

“A cidade se tornou, por lei, a Capital do Folclore no Paraná. Anualmente, o Fefosol atrai grupos de várias partes do Brasil que participam do Festival, gerando o turismo e gerando renda com a movimentação da economia local”, destacou o parlamentar.