Projeto Semeando Campeões leva três atletas e técnico de wrestling aos Jogos da Juventude 2025
O técnico Ricardo Batista e três atletas de wrestling do Projeto Semeando Campeões (PSC), de Campo Mourão, foram convocados para integrar a delegação paranaense nos Jogos da Juventude 2025, que acontecem em setembro, em Brasília (DF). As vagas foram conquistadas durante a participação da equipe mourãoense na 71ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, realizados nos dias 18 e 19 de julho, em Foz do Iguaçu, com desempenho histórico nas modalidades Estilo Livre e Greco-Romano.
Neste ano, a equipe de wrestling de Campo Mourão participou da competição com 16 atletas de escolas da região, representando o Núcleo Regional de Educação (NRE). Ao todo, os alunos conquistaram 16 medalhas. O número mais do que dobrou em relação à edição de 2024, quando a equipe de nove atletas conquistou sete medalhas. O bom desempenho garantiu a convocação de Milena Benedito, Andrezza Gabrielle Pereira da Silva e Gabrielle Rodrigues Souza para representar o Paraná na fase nacional da competição.
Em 2024, Gabrielle Rodrigues já havia sido convocada para os Jogos da Juventude e foi campeã na série prata. Agora, retorna à competição nacional integrando a equipe de wrestling que representará o Paraná, composta por 11 atletas. Das cinco convocadas na categoria feminina, três são da região de Campo Mourão e Peabiru.
Além das atletas, o treinador Ricardo Batista, que também é coordenador do PSC, foi um dos dois técnicos escolhidos para acompanhar a seleção estadual na competição nacional. Ele iniciou os trabalhos com a modalidade a partir da iniciativa do técnico de judô Fábio Uchoa, com apoio de Dionata Benedito e da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam).
A equipe foi liderada por Ricardo Batista, Dionata Benedito e Fábio Uchoa, com suporte técnico de Edineia Lima e do fisioterapeuta Cesar Oliveira. Segundo Batista, os resultados refletem o crescimento técnico e a consolidação do projeto no cenário estadual.
Com foco na evolução contínua dos atletas, a equipe já tem novos compromissos no calendário estadual e nacional. “Agora, o grupo se prepara para novos desafios: a 2ª Etapa do Circuito Paranaense de Wrestling, em agosto, na cidade de São José dos Pinhais; o Paraná Combate, em outubro; e o Campeonato Brasileiro, em novembro”, disse o treinador.
O PSC é uma iniciativa local que vem se destacando no estado, graças ao esforço coletivo de atletas, técnicos e apoiadores. Além da Fecam, a ação conta com apoio da prefeitura municipal, Itaipu Binacional e de iniciativas privadas.
Medalhistas nos Jogos Escolares
Confira, a seguir, os medalhistas de wrestling do PSC que representaram o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, nos 71º Jogos Escolares do Paraná.
Estilo Livre
Ouro
Andrezza Gabrielle Pereira da Silva – Meio-médio
Gabrielle Rodrigues Souza – Meio-leve (bicampeã)
Milena Romualdo Benedito – Super ligeiro
Prata
Arthur Miguel Rodrigues Fraile – Super pesado
Camilly Ambrósio da Silva – Meio-médio
Júlio César Machado Leite – Ligeiro
Matheus Henrique Martinelli Tavares dos Santos – Médio
Miguel Almeida Sambati – Meio-leve
Bronze
Danilo da Silva Ildebrando Moreira – Meio-leve
João Paulo Custódio Santana – Meio-leve
Lucas Fontes Toscan – Médio
Estilo Greco-Romano
Prata
Arthur Miguel Rodrigues Fraile – Super pesado
Júlio César Machado Leite – Ligeiro
João Paulo Custódio Santana – Meio-leve
Bronze
Daniel Eduardo Lima Krzisch – Meio-leve
Ederson Kevin Guirunas de Oliveira – Meio-médio
Jogos da Juventude
Os Jogos da Juventude é uma competição multidesportiva nacional, envolvendo 19 modalidades olímpicas, que acontece desde os anos 2000. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento esportivo reúne atletas de até 17 anos para disputas de alto nível técnico.
A edição de 2025, chamada Jogos da Juventude CAIXA Brasília, acontecerá entre 10 e 25 de setembro, na cidade de Brasília, e reunirá cerca de 4 a 6 mil jovens atletas de todo o país, disputando as diferentes modalidades olímpicas, entre elas, o wrestling.

