Atleta mourãoense é convocada pela Seleção Brasileira de Handebol para os Jogos Pan-Americanos

A atleta de Campo Mourão, Jisseli Isadora Monteiro da Silva, 17 anos, está entre as 14 jogadoras do Brasil convocadas pela Seleção Brasileira de Handebol Feminino para os Jogos Pan-Americanos Juniores de Handebol 2025. É a segunda vez, em um ano, que ela é convocada pela Seleção. Em julho de 2024, a jogadora defendeu o Brasil pelo Mundial na China, em Chuzhou. Atualmente, Jisseli reside em São Paulo e joga pelo Esporte Clube Pinheiros.

Os Jogos Pan-Americanos serão disputados em Assunção, no Paraguai, entre 10 a 15 de agosto. Mas antes, do dia 1 a 7 do mesmo mês, a atleta estará em intensa fase de treinamentos em São Paulo, de onde embarcará para o Paraguai. Vale ressaltar que Jisseli tem 17 anos, conforme já informado acima, mas devido ao seu alto rendimento, representará o Brasil na categoria Sub-20. Ou seja, jogará contra atletas até três anos mais velhas que ela.

Jisseli disse que está ansiosa, mas ao mesmo tempo se sente preparada. Ela afirmou que as expectativas são as melhores possíveis. A atleta comentou que a convocação é o reconhecimento a todo seu trabalho e dedicação. “É uma competição muito importante. Me sinto honrada em estar fazendo parte das 14 atletas que estarão representando o Brasil. Esta competição exige muito preparo e treinamento”, comentou.

A jogadora disse que sempre procura dar o seu melhor dentro e fora das quadras. “Acredito que esta convocação é o reconhecimento ao meu trabalho. Sempre busco estar melhorando cada vez mais. Vestir mais uma vez a camiseta da seleção é algo muito importante na minha carreira. É uma sensação indescritível”, comemorou.

Jisseli é mourãoense da “gema”. Nasceu na Santa Casa de Misericórdia em setembro de 2007. Estudou na Escola Municipal Monteiro Lobato e no Colégio Marechal Rondon, antes de mudar para Londrina, de onde seguiu para São Paulo com familiares e sua irmã mais nova Beatriz, para buscarem carreira como atletas de handebol em 2021.

A atleta iniciou no esporte aos 9 anos de idade, no treinamento de base da Marlene Reis, no Ginásio do Lar Paraná. Para ela, o esporte mostra ‘outros caminhos para as crianças’. “Ele dá oportunidades para uma vida melhor e saudável. E mesmo que adulto não seja um atleta profissional, ele se torna um cidadão melhor”, avaliou.

Orgulhosa, a mãe de Jisseli, Karina Andrade, comemorou a convocação da filha mais uma vez pela seleção. “Ela é muito dedicada e disciplinada, é objetiva e focada”, resumiu, ao comentar que a filha estuda os adversários para conseguir melhores resultados. “Ela merece muito essa vitória. Para nós, familiares, é um orgulho vê-la representar nosso país mais uma vez em uma competição tão importante”, disse.

Jisseli disse que está ansiosa, mas ao mesmo tempo se sente preparada. Ela afirmou que as expectativas são as melhores possíveis

Os Jogos

Os Jogos Pan-Americanos Júnior de 2025, ou Jogos Pan-Americanos Juniores de 2025, são um evento multiesportivo internacional para atletas entre 12 e 23 anos dos 41 Comitês Olímpicos Nacionais membros da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA).

Terá como sede principal a cidade de Assunção, no Paraguai, além de outros eventos ocorrendo em Luque, Ypacaraí, San Juan del Paraná e Encarnación, sendo a primeira vez que uma edição dos Jogos Pan-Americanos acontece no país. As datas anunciadas inicialmente foram o período de 11 a 20 de julho de 2025. Posteriormente, o período foi alterado para os dias 5 a 19 de julho e mais tarde para 10 a 15 de agosto.

Assim como na edição anterior, alguns eventos serão qualificativos para os Jogos Pan-Americanos de 2027. A edição também marca a preparação de jovens atletas para os Jogos Olímpicos de Verão de 2028. A novidade nessa edição é que o limite de idade passa a ser de 23 anos, enquanto que na anterior era de 21 anos.


Currículo

Apesar de muito jovem, a atleta Jisseli tem um extenso currículo no handebol, recheado de vitórias e conquistas. Confira abaixo:

2018

  • Conquistou o 4º lugar no Campeonato Paranaense Infantil de Handebol, com direito ao título de jogadora destaque da partida.

2019

  • Alcançou o 3º lugar no Campeonato Paranaense Infantil.

2021

Representando o Centro Olímpico/SP:

  • 4º lugar no Campeonato Brasileiro Cadete

  • 1º lugar da Taça Sudeste Infantil

  • 5º lugar no Campeonato Brasileiro Infantil – eleita a melhor ponta direita do Brasil

  • 3º lugar no Campeonato Super Paulistão Infantil

2022

Representando Esporte Clube Pinheiros/SP:

  • 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Seleções – melhor ponta direita

  • Vice-campeã dos Jogos Brasileiros da Juventude

  • Campeã Copa Pinheiros Sub-15 (destaque)

  • 3º lugar Campeonato Brasileiro Cadete

  • Campeã Super Paulistão Cadete

2023

Europa (26/06 a 10/07):

  • Granollers Cup – Espanha – Seleção Estrangeira (ALL Star Team), 4 gols no jogo das estrelas

  • Partille Cup – Suécia

  • Vice-campeã Sesc Verão

  • Campeã Cadete e Juvenil Atibaia Cup – Artilheira e melhor ponta direita

  • Campeã Taça Sudeste Cadete – classificada ao Brasileiro em Maricá-RJ

  • Seleção Paulista Cadete

  • Campeã Brasileira de Seleções – artilheira da equipe com 32 gols

  • Convocada para fase de treinamento da Seleção Brasileira Juvenil

  • Campeã Sul-Americana Cadete – MVP contra Argentina

  • Campeã Brasileira de Clubes Juvenil

  • Campeã Brasileira de Clubes Cadete – artilheira da final (13 gols)

  • Campeã Sul Centro Americano Juvenil – classificada para Mundial 2024

  • Campeã Super Paulistão Cadete e Juvenil

2025

  • Campeã Arujá

  • Vice-campeã Campeonato Brasileiro Júnior – melhor ponta direita da competição