‘Melhor Copa Coamo da história’, avalia presidente Executivo da cooperativa

Realizada desde 1993 até 1995 anualmente e, a partir de 1997, a cada dois anos, a Copa Coamo 2025 se consolidou como o maior evento esportivo rural do Brasil e superou as expectativas dos organizadores e do público. “Tudo foi perfeito, com grande congraçamento e integração, e excelente trabalho da equipe organizadora na melhor Copa Coamo da história em todas as 17 edições”, comemorou o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari. “Bateu recorde de participação”, falou.

Segundo ele, o engajamento foi de aproximadamente 50 mil participantes em todas as fases do evento, incluindo as 31 etapas regionais no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e a grande final, realizada nesse sábado (26), na Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo Agroindustrial Cooperativa (Arcam) de Campo Mourão, cidade-sede da cooperativa. Na edição anterior, em 2023, o evento atraiu cerca de 40 mil pessoas.

Segundo Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, participaram aproximadamente 50 mil pessoas em todas as fases da Copa – Foto: João Silvestrin/Tribuna do Interior

Com alegria, o presidente destacou que o dever dessa 17ª edição da festa do esporte e do cooperativismo foi cumprido com êxito. “A cooperativa é a casa do nosso cooperado, e ele tem que vir aqui como se se sentisse em casa, e é o que a gente proporciona e sente que eles correspondem”, disse.

Além de enfatizar a importância do evento enquanto uma festa cooperativista envolvendo diversas gerações, o idealizador da Coamo, José Aroldo Gallassini, reforçou o caráter social e integrador da competição. “Vai além do dia a dia, que é plantar, colher, trabalhar. É um projeto de esporte e lazer para atender essa parte social, que é muito importante”, afirmou. Ele também agradeceu aos voluntários e lembrou que neste sábado, mais de 300 pessoas atuaram diretamente para a realização da grande final.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, que esteve presente no evento, elogiou a iniciativa. “Momento extraordinário estar aqui na Copa Coamo de cooperados”, disse. “Além do negócio do produtor rural em si, a importância que a Coamo tem dado na questão do crescimento da família como um todo; é jovem, a esposa, os idosos, todo mundo envolvido nesse momento de cooperação”, completou.

Ao longo do dia, nesse sábado (26), foram realizados 49 jogos de futebol suíço masculino e 49 partidas de vôlei de areia feminino, reunindo cerca de 650 atletas na Arcam de Campo Mourão – Foto: João Silvestrin/Tribuna do Interior

Sucessão familiar no campo

Galinari também lembrou que a Coamo tem promovido diversas ações para fortalecer a participação das novas gerações na cooperativa, tema central dessa edição da Copa Coamo, com a valorização da sucessão familiar no campo. “Esta semana, por exemplo, tivemos um evento com jovens de treze a dezessete anos cooperados. Foi um sucesso. Mais de quinhentos jovens que vieram participar. Nós fazemos de tudo para que essa sucessão ocorra e que os jovens fiquem nas suas atividades e viabilize cada vez mais a nossa agricultura”, afirmou.

Ao longo do dia, foram realizados 49 jogos de futebol suíço masculino nos cinco campos da Arcam e 49 partidas de vôlei de areia feminino nas três quadras, reunindo cerca de 650 atletas. De acordo com a assessoria de imprensa da Coamo, a soma do tempo em campo no futebol equivale a 24 horas de partidas ininterruptas.

Além das disputas, o público pôde aproveitar a Rua do Cooperativismo, com estandes temáticos e brindes, e o tradicional costelão, que, segundo os organizadores, neste ano, serviu mais de 30 toneladas da carne aos participantes durante todas as fases, desde abril até a grande final.

Com 7.569 atletas inscritos e 1.074 partidas disputadas em 31 regionais, a Copa Coamo 2025 chegou à sua 17ª edição como o maior evento esportivo voltado ao público rural cooperado no Brasil. Criada há 32 anos, a competição se firmou como espaço de integração entre famílias do campo.


Campeões

A equipe Araucária, do município paranaense de Mangueirinha, conquistou o título de campeã da Copa Coamo 2025 de futebol suíço masculino, ao vencer por 2×0 o time Vila Nova, de Manoel Ribas, na grande final. O jogo decisivo foi acompanhado por uma grande torcida e transmitido ao vivo pelo canal da Coamo no YouTube:

🔗 Reveja a partida

Na modalidade vôlei de areia feminino, o título também foi para uma equipe paranaense: Amargoso Voleibol, de Pitanga, que venceu o time Aurora, de Amambai, no Mato Grosso do Sul, por dois sets a zero.

📊 Resultados das regionais e finais
🏅 Premiação dos campeões

As equipes finalistas de vôlei de areia feminino jogaram em três quadras da Arcam ao longo do dia – Foto: João Silvestrin/Tribuna do Interior
Na modalidade vôlei de areia, o título foi para equipe paranaense Amargoso Voleibol, de Pitanga. Foto – Assessoria Coamo

Abertura

Durante a manhã, a abertura oficial da fase final emocionou o público com uma homenagem à sucessão familiar no campo. A solenidade ocorreu no ginásio da Arcam, com destaque para a condução da chama simbólica pela família Bartchechen, de Araruna, presente em todas as edições da Copa Coamo. Três gerações participaram do momento: o patriarca Estefano, o filho Adriano e o neto Miguel, de 16 anos, acompanhados de Fernanda, esposa de Adriano, que também já foi campeã nas quadras de vôlei do torneio.

🎥 Assista ao cerimonial

O evento reuniu autoridades, cooperados, familiares e atletas dos três estados da área de atuação da CoamoParaná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul – para celebrar a grande festa do esporte e da integração cooperativista.

Abertura oficial do maior evento rural esportivo do Brasil aconteceu no ginásio da Arcam de Campo Mourão, neste sábado (26), reunindo atletas, seus familiares, funcionários da cooperativa, autoridades e público em geral – Foto: João Silvestrin/Tribuna do Interior

O momento contou com a presença de diversas autoridades, como o idealizador da Coamo e presidente do Conselho de Administração da cooperativa e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini; o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni; o diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Aquiles de Oliveira Dias.

Além disso, compareceram o secretário estadual da Agricultura, Marcio Nunes (representando o governador Ratinho Junior); o prefeito de Campo Mourão, João Douglas Fabrício; a vice-prefeita Fátima Nunes; o presidente da Câmara Municipal, vereador Jadir Soares (Pepipta); o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti; o presidente da Acicam, Francisco Viudes; o presidente do Sindicato Rural, Cézar Augusto Massareto Bronzel, entre outras lideranças.

A abertura foi conduzida pelos mestres de cerimônia Ilivaldo Duarte de Campos, coordenador de comunicação da Coamo, e Edilaine Castro, diretora geral da Sou Arte. O evento iniciou com um espetáculo do grupo artístico local, seguido da entrada das delegações finalistas. Em seguida, o grupo Sou Arte retornou para conduzir os atos cívicos.

Solenidade contou com apresentações artísticas do grupo Sou Arte, representando a vida no campo – Foto: João Silvestrin/Tribuna do Interior

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a condução da chama simbólica, que nesta edição homenageou a herança agrícola familiar. “Neste ano, prestamos, reconhecemos, destacamos, de modo especial, a sucessão familiar no campo”, anunciou o cerimonial. Em seguida, o juramento do atleta foi proferido pela atleta de Goioerê, Zenilda Parteka Olipa.

Com emoção, ao lado de Galinari, Gallassini agradeceu a todos os presentes e, especialmente, aos voluntários e organizadores por fazer o evento acontecer. “É um dia de muita festa, hoje [sábado (26)]”, falou, destacando que o dia se tornou ainda mais especial por coincidir com a celebração dos 56 anos de casamento com sua esposa, Marli. Na sequência, ele declarou oficialmente aberta a final da 17ª edição da Copa Coamo, que se estendeu até o fim da tarde, com a cerimônia de encerramento e a entrega das premiações.


Serviço

Diversos momentos da Copa Coamo 2025 foram transmitidos de forma on-line. Para rever os principais acontecimentos, além de entrevistas ao longo do evento, acesse o canal da cooperativa no YouTube: https://www.youtube.com/@CoamoCooperativa.