Ação conjunta recupera 66 cabeças de gado furtadas em municípios da região
Desde sexta-feira (1) até esse domingo (3), uma ação conjunta entre policiais militares do 11º Batalhão de Campo Mourão e destacamentos da região resultou na recuperação de 66 cabeças de gado furtadas em diferentes municípios da região de Campo Mourão, mais especificamente nas cidades de Araruna, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Janiópolis, Cianorte, Moreira Sales e Peabiru. Um balanço atualizado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (4) pela Polícia Militar (PM).
A ação policial teve início após o furto de gado na comunidade de Taquarimbé, em Araruna, na sexta-feira (1). Durante a tentativa de transporte dos animais, uma caminhonete Ford F-1000 capotou e foi incendiada, ferindo parte do gado.
A partir dos rastros deixados pelo veículo e com o apoio de uma das vítimas, as equipes chegaram até uma propriedade no município de Peabiru, onde cinco cabeças de gado foram localizadas. Com o avanço das diligências e novas informações, a Patrulha Rural do 11º BPM, com apoio de outras unidades, deslocou-se até o distrito de Figueira do Oeste, em Engenheiro Beltrão. No local, foram recuperadas mais 15 cabeças de gado.
Posteriormente, ainda no município de Engenheiro Beltrão, na mesma propriedade, outros 11 animais furtados em Goioerê foram localizados e reconhecidos pelas vítimas. Durante a ocorrência, ainda foram visualizados animais com marcas, onde a equipe tinha conhecimento do furto no município de Janiópolis. Os bovinos foram reconhecidos pela vítima. Ela relatou que o furto em sua propriedade ocorreu na manhã de sábado (2). Na mesma propriedade, as equipes encontraram mais 12 animais furtados de outra propriedade em Janiópolis.
Durante a ocorrência, mais vítimas entraram em contato com a Polícia Militar, o que possibilitou o reconhecimento e recuperação de mais animais, sendo 3 vacas furtadas em Janiópolis e mais 10 animais em uma terceira propriedade do mesmo dono em Peabiru, furtadas em Moreira Sales.

Paralelamente, em uma das propriedades, a Patrulha Rural de Cianorte (5º CIPM) também contribuiu com a recuperação de 10 cabeças de gado. Em todos os locais vistoriados, os caseiros das propriedades confirmaram que os animais haviam sido deixados por um mesmo indivíduo, reforçando a ligação entre os crimes.
A Polícia Militar prestou apoio para a condução dos animais até seus legítimos proprietários, promovendo a restituição dos bens furtados. A caminhonete F-1000 utilizada no transporte dos animais, que havia sido incendiada, foi recolhida ao pátio da Polícia Civil de Campo Mourão, onde passará por perícia. A PM tenta agora localizar o responsável pelos furtos para que ele seja preso.

