Mamborê está a todo vapor com preparativos da Expomam e define programação de shows

Mamborê está a todo vapor com os preparativos da 39ª Expomam 2025, que este ano será de 6 a 10 de setembro. A festividade será em alusão aos 65 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado no dia 10 de setembro.

Estão inclusos na programação shows artísticos – a prefeitura já anunciou quais serão –, parque de diversões, barracas de alimentação, exposição de máquinas, feira de artesanato, entre outros. Milhares de pessoas são esperadas para os cinco dias de festa.

Os shows anunciados pelo município são: Mariana & Mateus, que fazem a abertura da festa no dia 6 de setembro (sábado), João Nelore Texano (7), Antony & Gabriel (8), Jennifer e Stephany e Luan Pereira (9) e show gospel com o cantor Luciano Camargo, no dia 10, aniversário da cidade. A entrada é franca todos os dias.

Para melhor receber os visitantes, a prefeitura está realizando melhorias no Parque de Exposições, garantindo uma estrutura ainda melhor. As obras no local incluem revitalização de espaços, melhorias na infraestrutura elétrica e hidráulica, reformas nos pavilhões, ajustes em acessibilidade e paisagismo, além da organização dos espaços destinados aos expositores, praça de alimentação, área de shows e parque de diversões.

Segundo o prefeito do município, Sebastião Martinez, o objetivo é realizar uma festa segura, acolhedora e com atrações para toda a população. “A Expomam é um evento que movimenta a economia local, valoriza a cultura e o agronegócio, e proporciona momentos de lazer e união entre as famílias. Estamos trabalhando para que 2025 seja a maior e melhor edição de todas”, disse o gestor.


Leitoa Mateira

Na semana que antecede a Expomam, o município realizará a 19ª Festa da Leitoa Mateira, prato típico da cidade, que será no dia 31 de agosto. O almoço será servido das 11h30 às 14 horas no centro de eventos do parque de exposições da cidade. De acordo com a organização, 100% da renda arrecadada com o evento será revertida às entidades participantes.

Os convites custam R$ 100,00 para adultos e R$ 50,00 para crianças de 6 a 10 anos. Crianças até 5 anos não pagam. São 2.000 unidades à venda junto às entidades participantes: AAMEC (Associação Amor e Cuidados), Pastoral da Criança, Rotary Club, ASAM (Associação de Solidariedade Animal de Mamborê), Associação de Recuperação dos Alcoólicos de Mamborê (Aramam), Apae e Casa das Fraldas, que farão a venda dos convites.

Desde 2002, Mamborê tem a Leitoa mateira como seu prato típico, após um trabalho do Fórum de Desenvolvimento Municipal. A simpática leitoa com sua cuia de chimarrão fez enorme sucesso e, não à toa, se tornou uma das maiores festas da região.

A iguaria tem origem histórica na exploração da erva-mate, que foi o motivo maior da origem do povoado Mamburê (Natividad) e na criação de suínos, um dos destaques da agricultura local até os dias atuais. O prato típico de Mamborê destaca as duas principais atividades econômicas do início do município: a erva-mate e o antigo sistema de criação de porcos (suinocultura).

O idealizador do prato é o comerciante Jurandir Sachuk, popularmente conhecido como Mestre Jura. A primeira leitoa foi desossada no início da década de 90, inicialmente em eventos com familiares e amigos do comerciante. Atualmente, o prato é servido na tradicional Festa da Leitoa Mateira e em eventos sociais diversos dentro e fora do estado do Paraná, levando o nome de Mamborê nas mais distantes localidades.