PM realiza ações educativas e capacita efetivo no combate à violência doméstica na região

A Patrulha Maria da Penha, vinculada ao 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Campo Mourão, realizou nessa segunda-feira (4) uma série de ações educativas e de capacitação nos municípios de Fênix, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul. As atividades integram a Operação Shamar, promovida em todo o país em alusão à campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Em Barbosa Ferraz, cerca de 140 alunos e professores dos colégios estaduais Luzia Garcia Vilar e Machado de Assis participaram da palestra “Construindo relacionamentos saudáveis: a prevenção da violência doméstica já na adolescência”, na Casa da Cultura. A ação buscou orientar os jovens sobre sinais de relacionamentos abusivos, igualdade de gênero, respeito mútuo e construção de vínculos afetivos saudáveis.

Em Fênix, a equipe da Patrulha Maria da Penha ministrou uma palestra com o tema “Desafios da Polícia Militar do Paraná no Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar e no Feminicídio”

Já em Fênix, a ação, que ocorreu no mesmo dia, também foi na Casa da Cultura da cidade, com uma palestra voltada à comunidade local. Com o tema “Desafios da Polícia Militar do Paraná no Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar e no Feminicídio”, o evento reuniu cerca de 90 pessoas, entre alunos do Colégio Estadual Santo Inácio de Loyola, secretários e servidores municipais, representantes da Assistência Social, profissionais da saúde e integrantes da comunidade.

O encontro promoveu reflexões sobre o papel da polícia, da rede de proteção e da sociedade no enfrentamento à violência doméstica, com destaque para a importância da denúncia como ferramenta de combate ao feminicídio.

Nesta terça-feira (5), em Quinta do Sol, assim como em Barbosa Ferraz no dia anterior, foi abordado o tema “Construindo relacionamentos saudáveis: a prevenção da violência doméstica já na adolescência” a jovens estudantes

Já nesta terça-feira (5), a equipe da Patrulha Maria da Penha deu continuidade às ações educativas, também como parte da Operação Mulher Segura, no Colégio Estadual São Judas Tadeu, em Quinta do Sol. A palestra, voltada a cerca de 90 participantes, entre alunos do ensino fundamental e médio, professores e autoridades locais, novamente abordou o tema “Construindo relacionamentos saudáveis: a prevenção da violência doméstica já na adolescência”.

O comando do 11º BPM destacou que a educação preventiva é uma das estratégias fundamentais da Patrulha Maria da Penha, e ações como essas buscam não apenas informar, mas também formar cidadãos conscientes sobre direitos, igualdade e respeito desde cedo, fortalecendo, ainda, a rede de proteção.

Uma instrução técnica também foi realizada para policiais militares
dos destacamentos de Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul, com foco na qualificação no atendimento de ocorrências de violência doméstica e familiar

Instrução técnica

Além das ações educativas, também foi realizada uma instrução técnica para policiais militares no Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Barbosa Ferraz. A capacitação, em cumprimento à Diretriz nº 003/2025, também no âmbito da Operação Shamar, teve como foco a qualificação no atendimento de ocorrências de violência doméstica e familiar, além da atuação em visitas preventivas e fiscalização de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs).

Participaram 10 policiais militares – sendo quatro presencialmente e seis de forma remota – pertencentes aos destacamentos de Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul. O treinamento também reforçou a necessidade de acolhimento humanizado às vítimas e da articulação entre a PM e a rede de proteção existente nos municípios.

Operação Shamar

As iniciativas fazem parte da Operação Shamar, uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Ministério das Mulheres e as forças de segurança dos estados. Realizada anualmente durante o Agosto Lilás, a operação visa fortalecer políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, por meio de ações integradas de prevenção, conscientização e repressão.

Segundo o Ministério das Mulheres, a Operação Shamar reforça a importância da articulação entre instituições para proteger vítimas e conscientizar a população sobre o papel da denúncia e da educação na ruptura dos ciclos de violência. O Agosto Lilás, por sua vez, marca o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), celebrado nesta quinta-feira (7).

Denúncias

Em casos de suspeita de violência doméstica ou familiar, a população pode denunciar – inclusive de forma anônima – por meio do Disque 181 ou pelo WhatsApp da Patrulha Maria da Penha: (44) 3525-3808.