Colégio estadual de Goioerê é um dos vencedores do Prêmio MEC da Educação Brasileira

O Colégio Estadual Polivalente de Goioerê, do Noroeste do Paraná, é um dos vencedores da primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, posicionando-se entre as cinco escolas públicas do país com maior qualidade na oferta de Ensino Médio. Também é o único da região Sul a receber a premiação. O Estado se destacou com sete reconhecimentos no total, contemplando estudantes, escolas e municípios na iniciativa que valoriza talentos, esforços e políticas públicas de sucesso na educação básica brasileira. Os prêmios foram entregues pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (11), em Brasília.

Além do Colégio Estadual Polivalente de Goioerê, as estudantes egressas da rede estadual Thaís Marmentini e Yasmin Azevedo foram premiadas pela excelência na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Também receberam prêmios as escolas municipais São José, de Ipiranga, e Jayme Canet, de Paranaguá, que se destacaram nas categorias Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, respectivamente. Serranópolis do Iguaçu esteve entre os municípios premiados na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enquanto Porecatu foi destaque em Educação em Tempo Integral.

“O Paraná é referência quando o assunto são políticas públicas educacionais, uma vez que temos a melhor educação do Brasil”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Estes resultados refletem os investimentos do Governo do Estado para que nossas escolas, estudantes e redes de ensino avancem cada vez mais na construção de uma educação pública gratuita, inclusiva e de excelência a todos os cidadãos”, completou.

O destaque paranaense no Prêmio MEC da Educação reflete o desempenho do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos últimos dois anos. Dados do Ideb 2023, divulgados em agosto de 2024, revelam que o Paraná teve a melhor educação do Brasil pela segunda edição seguida, tanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) quanto no Ensino Médio.

Valorização

O Colégio Estadual Polivalente de Goioerê atende mais de 370 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A instituição também oferta curso Técnico em Enfermagem integrado ao Ensino Médio ou na modalidade subsequente, destinada a estudantes que já concluíram a educação básica.

“Essa premiação valoriza o esforço de toda a comunidade escolar. Com certeza, é um ganho para melhorar a educação dos nossos alunos, tornando todos ainda mais engajados”, ressalta a diretora, Vera Favini.

O colégio já havia recebido incentivos do Governo do Estado em 2024, devido à qualidade educacional. As honrarias incluíram os certificados Escola Diamante e Escola Ouro, que celebram, respectivamente, o desempenho absoluto e os avanços na nota do Ideb.

Segundo a direção escolar, a oferta de educação em tempo integral também foi um dos fatores responsáveis pelo destaque nacional. Desde 2022, o colégio conta com turmas em dois turnos – modalidade que hoje atende alunos do Ensino Fundamental. “O investimento que o Governo do Paraná faz na educação e o fato de a escola ofertar educação em tempo integral nos levaram ao prêmio. Os alunos que aceitaram essa modalidade vinham à escola com interesse em aprender, então os professores conseguiram aprofundar ainda mais os conhecimentos”, conta Vera.

Como reconhecimento pelo Prêmio MEC da Educação Básica, o colégio recebeu troféu, certificado e um aporte de R$ 100 mil para investimentos, que será destinado a melhorias na infraestrutura escolar, após deliberação com a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF).

Emoção

O Prêmio MEC da Educação Brasileira também premiou dois estudantes de cada estado pelo desempenho na Redação do Enem 2024. Os vencedores receberam tablets, smartphones e medalhas. As duas representantes do Paraná, Yasmim de Azevedo, aluna do Colégio Estadual Cívico-Militar Lauro Portugal Tavares, em Rolândia, e Thaís Marmentini, do Colégio Estadual do Campo Octávio Tozo, em Cascavel, obtiveram nota 980 na prova.

“Foi um susto receber o convite para a premiação, ainda mais pelo fato de que esse prêmio não existia antes. Participar da primeira edição é gratificante. Quase não acreditei e até chorei de emoção, porque só eu sei o quanto tive que me dedicar pra chegar a essa nota na Redação”, disse Marmentini. No texto, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, ela apontou a falta de visibilidade do assunto na mídia e as lacunas na educação como principais fatores da desvalorização da cultura africana.

Com o resultado, a estudante ingressou no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), conquistando a vaga em 4º lugar na ampla concorrência. Ela atribui o sucesso à combinação de esforço pessoal e apoio escolar. “A diretora Loreci e o professor Jonathan Chasko fizeram com que a minha turma tivesse um preparo específico para Redação. Sem eles, eu não teria me motivado tanto para estudar”, afirmou.

Yasmin de Azevedo, de 19 anos, garantiu bolsa integral em Engenharia de Software em uma universidade privada de Londrina. Sua redação utilizou referências como o filósofo inglês Thomas Hobbes, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as telenovelas como exemplo cultural. “Minha abordagem destacou a importância de valorizar a herança africana no Brasil, apontando a omissão do Estado e a necessidade de uma educação de qualidade e inclusiva”, explicou.

Natural de São Paulo, Yasmin vive há três anos em Rolândia e relatou que participar da premiação em Brasília também significou realizar o sonho de voar de avião pela primeira vez. “Essa experiência me motivou a continuar me dedicando ao máximo, acreditando que coisas boas sempre virão”, disse.

Sucesso coletivo

Além das conquistas individuais, as escolas premiadas comemoraram o desempenho geral no Enem 2024. Tanto o Colégio Estadual do Campo Octávio Tozo quanto o CCM Lauro Portugal Tavares estiveram entre as instituições públicas do Brasil com as melhores notas gerais no exame. No total, sete escolas estaduais do Paraná figuraram entre as 50 primeiras colocadas.

Destaque nos municípios

Municípios também foram reconhecidos no Prêmio MEC da Educação Básica. Serranópolis do Iguaçu foi premiada pela excelência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Porecatu, pela Educação em Tempo Integral. A Escola Municipal São José (Ipiranga) se destacou na categoria Alfabetização, e a Escola Municipal Jayme Canet (Paranaguá) ficou entre as cinco melhores do país nos Anos Iniciais.

Desde 2020, a Secretaria Estadual da Educação mantém o programa Educa Juntos, que apoia redes municipais com materiais didáticos, formação continuada e iniciativas como a avaliação censitária Fluência Paraná, visando a alfabetização na idade certa.

Prêmio MEC

Segundo o MEC, a seleção dos premiados considerou indicadores oficiais da educação básica, como o Ideb, o Censo Escolar e o Enem, sem necessidade de inscrição prévia. Na primeira edição, foram reconhecidos quatro estados, 35 municípios, 20 escolas e 54 estudantes, em oito categorias: Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Enem, Educação em Tempo Integral e Educação Profissional e Tecnológica.

Ao todo, foram entregues 116 prêmios, além de homenagens a 49 professores pelo trabalho desenvolvido nas instituições e redes premiadas.