A saúde mental durante e após a pandemia e o papel da psicologia neste processo
Uma pandemia como a do novo coronavírus (Covid-19), balança a vida de todo mundo. Isolamento social, medo, incerteza com o futuro, mudança no ritmo das relações sociais. Estes fatores podem culminar em transtornos como depressão, ansiedade, entre outros. Mas como preservar a saúde mental em momentos como este? É aí que entra em cena a Psicologia.
Conforme explica a psicóloga Allana Theany Garcia Fell Kumagae, de Campo Mourão, a saúde mental consiste no equilíbrio emocional entre nossos sentimentos e as exigências externas. “Saber lidar com as próprias emoções, sendo positivas ou negativas, demanda responsabilidade e cuidado, pois, conforme a maneira que são encaradas, podem desencadear sofrimentos físicos e psíquicos”, explica Allana.
A psicóloga comenta que o período de pandemia do Covid-19, enfrentado atualmente, trouxe uma sobrecarga emocional às pessoas, seja pelo aumento ou diminuição das atividades diárias. “Fazer com que as nossas emoções se adaptem ao período de isolamento social, ou a falta de opção sobre poder participar ou não desse isolamento, não é uma tarefa fácil, portanto, é importante reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário”, orienta.
Allana comenta que a psicoterapia é uma ferramenta importante neste processo, pois ajuda no enfrentamento de diferentes dificuldades como o autoconhecimento, compreensão das próprias emoções e conscientização de escolhas, dificuldades em relacionamentos interpessoais, superação de conflitos, motivação e, principalmente, promoção da saúde mental.
Serviço
Atenção. Antes de tudo, é preciso, em primeiro lugar, a escolha de um profissional, graduado e habilitado para o serviço. A psicóloga Allana Theany Garcia Fell Kumagae (@psi.allanafell), é inscrita no Conselho Regional de Psicologia com o seguinte registro profissional CRP-PR: 08/31354. Ela faz atendimentos on-line e presenciais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (44) 9.9927- 5364.


