Exposição mostra atividades de alunos com Altas Habilidades/Superdotação em Campo Mourão

No mês destinado à Atenção às Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), trabalhos de alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncional da Escola Municipal Gurilândia, em Campo Mourão, estão expostos no Instituto Municipal de Pesquisa e Apoio à Educação (IMAPE) – Rua das Samambaias, nº 115, Jardim Araucária. A visitação é aberta a professores e estudantes da rede municipal de educação.

As atividades na escola são conduzidas pela professora Cláudia Soltoski Morelli. Segundo a equipe do Atendimento Educacional Especializado de Campo Mourão, os trabalhos desenvolvidos com esses estudantes visam estimular e apoiar o potencial deles, além de promover benefícios para o comportamento e a socialização.

Visitação é aberta a professores e estudantes da rede municipal de educação até o final deste mês

O processo de identificação de estudantes com AH/SD na rede municipal começa com a indicação do professor da sala regular ou, em alguns casos, pela própria família da criança. A partir dessa sinalização, a equipe escolar preenche uma documentação específica, que pode ser seguida de avaliação intelectual realizada pela Secretaria Municipal de Educação, quando necessária.

Após a identificação da AH/SD, os alunos são encaminhados ao Atendimento Educacional Especializado. O atendimento é direcionado para o desenvolvimento adequado das altas habilidades dessas crianças, com atividades especializadas que despertam potenciais, “lapidam” talentos e transformam habilidades em conquistas.

Exposição dos trabalhos dos estudantes que recebem Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de educação é realizada no Instituto Municipal de Pesquisa e Apoio à Educação (IMAPE)

AH/SD

De acordo com a Deliberação CEE/MS n° 11.883, de 5 de dezembro de 2019, Artigo 5º, são consideradas pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD) aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer área, por exemplo, intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade, artes ou outras.

Podem, ainda, apresentar esses potenciais elevados de forma isolada ou combinada com elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. Estudos indicam que é comum haver casos intitulados de “dupla excepcionalidade”, isto é, quando a pessoa tem AH/SD e algum transtorno do neurodesenvolvimento simultaneamente.

Isso ocorre, por exemplo, com pessoas avaliadas com AH/SD em comorbidade com quadro de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Autismo e/ou Transtorno de Aprendizagem Específico.

Para destacar a importância do tema, no último dia 10 de agosto foi celebrado o Dia Internacional das Altas Habilidades/Superdotação. Ao longo de todo o mês, diversas ações e iniciativas também são promovidas para chamar atenção e dar suporte às pessoas com AH/SD.

📲 Participe dos grupos de WhatsApp da Tribuna!

Temos grupos dos bairros, para pets, mamães, de fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais. É gratuito!

👉 Ver todos os grupos