Clientes da Sanepar podem fazer leitura do hidrômetro usando aplicativo ou site
Entre os serviços gratuitos que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) oferece a seus clientes está a autoleitura do hidrômetro (o relógio da água), para que o próprio usuário envie os dados para geração da fatura mensal do fornecimento de água tratada e coleta de esgoto. A autoleitura reforça o laço de confiança mútua entre a Sanepar e seus clientes e estimula o acompanhamento dos hábitos de consumo.
Utilizar o serviço é simples: o cliente informa os dados de leitura mensal do hidrômetro pelo site da Sanepar (www.sanepar.com.br) ou pelo aplicativo Sanepar Mobile (plataformas iOS ou Android).
“Ao acompanhar, mês a mês, a variação registrada no hidrômetro, o usuário pode avaliar se está utilizando mais do que o necessário, melhorar seus hábitos de consumo e evitar desperdícios. Foi um grande passo da Sanepar para estreitar o relacionamento com o cliente”, destaca o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. Atualmente, 1.400 clientes realizam a autoleitura.
Economia de recursos ambientais
Além de incentivar os clientes a se apropriarem do próprio consumo de água, a autoleitura também estimula a adesão à fatura digital, reduzindo a emissão de papel e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. A Sanepar emite 3,5 milhões de contas impressas por mês, em 345 municípios. Mais de 90 mil clientes já recebem a fatura virtualmente, sem impressão.
Como ler o hidrômetro
O hidrômetro é o equipamento que mede o consumo de água. Nele há um contador com seis números – quatro pretos e dois vermelhos. Para a apuração mensal, consideram-se apenas os quatro números pretos, que registram o consumo em metros cúbicos (m³). Para calcular, basta registrar o valor atual e subtrair da leitura do mês anterior.
Como informar a autoleitura
Para aderir, o cliente acessa o site da Sanepar ou o aplicativo Sanepar Mobile, seleciona a opção autoleitura, faz o login e confirma a adesão ao serviço gratuito.
A primeira leitura deve ser feita dois dias antes da data prevista para a próxima leitura, indicada na fatura. Por exemplo: se a previsão for 20/08/2025, a autoleitura deve ser feita em 18/08/2025. Nesse dia, o cliente registra os quatro números pretos do contador do hidrômetro e informa pelo site ou aplicativo. O sistema valida os dados com a média de consumo histórico e, havendo divergências, permite confirmação ou correção.
O processo deve ser repetido a cada 30 dias. Caso o cliente não envie os dados, a leitura tradicional será feita pelo agente de campo.
A Sanepar reforça que os clientes devem acessar o site da Companhia diretamente, evitando links patrocinados em buscadores, já que a empresa não impulsiona financeiramente seu endereço em outras plataformas.

