Solenidade marca troca de comando do 11º BPM, de Campo Mourão

Na manhã desta quinta-feira (28), foi realizada a troca de comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Campo Mourão. Com a aposentadoria do então tenente-coronel Willian Dieimes Silveira após quase três anos no cargo, o tenente-coronel Aguinaldo Gentil de Alencar assumiu o comando.

O evento aconteceu na Igreja Palavras que Curam (IPC) e reuniu autoridades das forças de segurança local e estadual, policiais militares, integrantes das Forças Armadas, representantes municipais locais e da região e a comunidade civil. A cerimônia foi marcada por homenagens e votos de boas-vindas ao novo comandante.

Cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), na Igreja Palavras que Curam (IPC), reunindo autoridades municipais e estaduais

O tenente-coronel Alencar, com mais de 30 anos de serviço e morador de Campo Mourão, destacou que pretende conduzir sua gestão com foco na segurança da população e no respeito aos princípios do Código Penal e dos Direitos Humanos.

“Eu queria que a população de Campo Mourão estivesse ciente de que quem está comandando o batalhão hoje é um cidadão de Campo Mourão, que mora aqui e tem muito amor por esta terra e por essas pessoas que aqui residem e que o que não vai faltar é boa vontade de minha parte e de todo o nosso efetivo”, afirmou.

O novo comandante também comentou sobre sua experiência internacional, adquirida durante dois anos nas Forças Armadas da ONU no Haiti, que, segundo ele, proporcionou aprendizados que poderão ser adequados e aplicados à gestão local.

Também participaram do momento policiais militares e a comunidade civil

Ele ressaltou, ainda, que a PM está à disposição para trabalhar para a comunidade. Isso não quer dizer, no entanto, que os militares não vão atuar no combate a crimes e infrações, como som alto, manobras perigosas de motocicletas e delitos diversos, pelo contrário, sempre estarão atentos às normas, às diretrizes e aos direitos da população, inclusive da população em situação de rua.

Segundo o comandante, o batalhão continuará aberto a novas parcerias para aprimorar as condições de trabalho, incluindo aquisição de novas viaturas, aumento do efetivo e qualificação dos policiais.

O delegado-chefe da 16ª Subdivisão Policial, Nilson Rodrigues da Silva, participou da solenidade e desejou boas-vindas ao novo comandante. Ele destacou que já conhecia Alencar, que atuava como subcomandante, e que a cooperação entre a Polícia Civil e o 11º BPM continuará de forma integrada. “Praticamente nada mudará, porque nós vamos agir, como sempre agimos, em prol da sociedade”, enfatizou.

Solenidade foi marcada por homenagens aos trabalhos prestados pelo tenente-coronel Willian Dieimes Silveira

O delegado aproveitou o momento também para enaltecer o trabalho do tenente-coronel Willian à frente do batalhão ao longo desses anos, lembrando sua dedicação, capacidade e espírito de parceria com a comunidade. “Vai deixar saudades”, expressou, ao desejar que ele tenha toda a sorte possível, agora, na vida civil que exercerá.

Despedida

Ao se despedir do comando do 11º BPM, após quase três anos à frente da unidade, o tenente-coronel Willian agradeceu à população de Campo Mourão e região pelo apoio e destacou o sucesso de programas de ação comunitária, como o Programa Mulher Segura, e a redução significativa dos índices de homicídios e roubos durante sua gestão. “Chegamos a ficar quase noventa dias sem homicídios aqui em Campo Mourão, que era algo inédito até então”, reconheceu.

Comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel José Renato Mildemberger Junior, cumprimentando o tenente-coronel Willian Dieimes Silveira

Para ele, a grande dificuldade na área da segurança pública é manter a redução na criminalidade em geral e o monitoramento do crime organizado. Isso porque, conforme lembrou, esse trabalho não envolve apenas as forças policiais, mas também o Ministério Público e o Judiciário, por exemplo. Entre os principais trabalhos desenvolvidos, destacou as operações, sobretudo de combate ao tráfico de drogas e aos roubos e homicídios, que são as ocorrências mais recorrentes no município.

Willian também enfatizou a importância da parceria com o Conselho Comunitário de Segurança e com as autoridades municipais e estaduais para manter e aprimorar a segurança na cidade. Ele ressaltou, por exemplo, os avanços estruturais no batalhão, como a revitalização da sede, aquisição de novas viaturas e construção do canil, além de elogiar os investimentos do governo do Estado em equipamentos, armamentos e treinamento dos policiais.

Por fim, desejou sucesso ao novo comandante do 11º BPM, definindo-o como um oficial competente e preparado para liderar a unidade. “Eu desejo ao tenente-coronel Alencar muito sucesso, um oficial competente, esteve junto comigo ao longo desses quase três anos aqui, foi promovido, é merecedor”, falou, ao dizer que espera que a comunidade continue colaborando com as forças policiais, a fim de sempre buscar melhores condições de segurança para a população. “Foi uma grata satisfação ter passado por Campo Mourão”, disse.

Delegado-chefe da 16ª Subdivisão Policial, Nilson Rodrigues da Silva, participou da solenidade e desejou boas-vindas ao novo comandante

11º BPM

O 11º BPM de Campo Mourão integra o 3º Comando Regional de Polícia Militar e tem como missão principal garantir a segurança da população local e das cidades da região, mantendo o combate ao crime organizado, às ocorrências de tráfico de drogas, roubos, homicídios e outras.

O 11º Batalhão atende 19 municípios da região. São eles: Peabiru, Araruna, Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol, Fênix, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz, Luiziana, Mamborê, Iretama, Farol, Janiópolis, Boa Esperança, Roncador, Nova Cantu, Juranda, Campina da Lagoa, Ubiratã e Altamira do Paraná.