Engenheiro Beltrão recebe o projeto Carreta do Conhecimento nesta quarta
O município de Engenheiro Beltrão recebe nesta quarta-feira (3) o programa Carreta do Conhecimento, projeto do Governo do Estado em parceria com a Volkswagen e o Senai-PR.
Pelo projeto, serão oferecidos cursos profissionalizantes de panificação e confeitaria. A carreta ficará estacionada em frente ao Polo de Apoio Presencial. São 40 vagas para os dois cursos, com aulas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e à noite. Cada participante receberá uma bolsa no valor de até R$ 1.008,00 durante o curso.
“Os cursos do projeto são importantes para capacitar a população, oportunizando a entrada no mercado de trabalho. Principalmente nos municípios menores, uma das maiores dificuldades dos gestores é a geração de emprego”, comentou o prefeito da cidade, Adalmir José Garbim Júnior.
Além da capacitação, os participantes interessados serão orientados a solicitar o MEI (Microempreendedor Individual) e, junto ao Fomento Paraná, buscar recursos para acessar linhas de crédito e financiar seus negócios.
Júnior ressaltou que a busca pelo emprego tem que começar pela qualificação. “Sem preparo, dificilmente o candidato irá conseguir uma vaga”, afirmou. Cada curso tem entre 80 e 96 horas de duração.
Carreta do Conhecimento
O projeto Carreta do Conhecimento faz parte do Programa Paraná Competitivo, firmado entre o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, e a Volkswagen do Brasil. Criado em 2013, já atendeu mais de 300 localidades e disponibilizou mais de 20 mil vagas à população.
Os cursos têm carga horária entre 80 e 96 horas, incluindo 8 horas de conteúdo complementar comum a todos, voltado à preparação para o mercado de trabalho. O objetivo é permitir que os alunos reconheçam os desafios do mundo do trabalho, identifiquem oportunidades compatíveis com suas habilidades, entendam a importância do autodesenvolvimento e mantenham a empregabilidade.

