Peabiru terá três professoras veteranas na final do Concurso Agrinho 2025

Mais uma vez, professoras de Peabiru se destacaram no Concurso Agrinho. Nesta edição de 2025, três delas estão entre as finalistas na categoria Experiência Pedagógica. O município acumula histórico de conquistas com o programa estadual há anos, sempre com diversas classificações para a fase final, concorrendo com milhares de docentes da rede pública e privada de todo o Paraná.

Este não é o primeiro ano em que as três professoras chegam à etapa final do concurso. Glayze Mayara Dorce e Jaqueline Costa da Silva Soares disputarão a final pela segunda vez, enquanto Thalita Fernanda Machry participará pela quarta vez. Thalita, inclusive, já conquistou o prêmio máximo em 2022, quando ficou em primeiro lugar na sua categoria e recebeu um carro zero quilômetro.

As três docentes representarão o município na fase final do concurso em outubro, na Região Metropolitana de Curitiba. Os projetos coordenados pelas educadoras nesta edição apresentam propostas que envolvem crianças da educação infantil em ações de conscientização ambiental, sustentabilidade e valorização da identidade regional, contemplando o tema: “Festejando a conexão campo cidade”.

Glayze foi responsável pelo projeto “Peabiru Paraná: Da Minha Terra Brota o Futuro”, com apoio das auxiliares Kailaine e Maria Eduarda, no Infantil 2 do CMEI Pioneiro Darcy Klein. O trabalho incluiu a confecção de 3.998 bombas de sementes com plantas nativas, mobilizando 13 escolas, mais de 2 mil alunos e 122 professores.

A docente Jaqueline idealizou o projeto “Energia Sustentável – Atitude Consciente para um Mundo Diferente!”, com a auxiliar Tacyani, no Infantil 5C do CMEI Santa Paula, proporcionando vivências sobre energia, do uso histórico às perspectivas futuras, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Já a professora Thalita, juntamente com a auxiliar Jaqueline Carvalho, desenvolveu o trabalho “O Legado do Agrinho em Mãos Miúdas: Da Raiz à Nascente”, com alunos do Infantil 4C do CMEI Santa Paula. A proposta envolveu mais de 3 mil pessoas e diversas cidades na revitalização de um rio degradado, plantio de árvores, construção de parque comunitário e atividades pedagógicas diversificadas.

As docentes finalistas e as diretoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) receberam uma homenagem da prefeitura municipal de Peabiru pelas conquistas

Homenagem

A classificação das docentes à fase final foi motivo de reconhecimento no município, com uma homenagem no gabinete da prefeitura, que contou também com a presença das diretoras dos CMEIs.

O prefeito Marcos Lopes destacou o esforço coletivo na educação. “Quero parabenizar todas as escolas, diretores, coordenadores, professores e a Secretaria de Educação, que sempre atuam juntos em prol dos nossos alunos e se dedicam diariamente à educação em nosso município”, disse.

A secretária municipal de Educação, Dayane Araujo Walker, também reforçou o reconhecimento às educadoras. “É um orgulho termos essas professoras representando Peabiru. Mais do que parabenizar, precisamos agradecer, pois vocês estão levando o nome do município e, acima de tudo, o nome da nossa Educação”, frisou.

Agrinho

O Agrinho é considerado o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR PR, criado em 1995 e implantado em 1996 no Paraná. Anualmente, mobiliza cerca de 800 mil alunos e 50 mil professores, abrangendo todas as faixas de ensino em 399 municípios.

O encerramento da 30ª edição será em 20 de outubro, em Pinhais, com expectativa de reunir cerca de 4 mil pessoas. O Agrinho 2025 premiará estudantes e professores com notebooks, smartphones, tablets e até carros. A divulgação dos classificados de todas as categorias está prevista para a primeira quinzena de setembro no site sistemafaep.org.br/agrinho.

Regional Senar de Campo Mourão

Na Regional Senar de Campo Mourão, outras cinco professoras da rede pública também foram classificadas na primeira fase do programa na categoria Experiência Pedagógica e participarão da grande final:

  • Campo Mourão – Taina Durço de Carvalho (Escola Municipal Domingos José de Souza)

  • Ubiratã – Andrea Marcia de Souza (Escola Municipal Cleide Maria Zampronio)

  • Terra Boa – Adriana Maria Lemes Palma (Escola Municipal Therezinha Aparecida Bagatin)

  • Terra Boa – Anézia Aparecida da Silva (Escola Municipal Princesa Isabel)

  • Terra Boa – Cristiane Aparecida Gomes Bená (Escola Municipal Princesa Isabel)