Liberação da ponte sobre o Rio Ivaí para tráfego de veículos está prevista para outubro

Os trabalhos de reforma da ponte sobre o Rio Ivaí, que liga os municípios de Engenheiro Beltrão e Floresta na PR-317, seguem em andamento. As obras começaram no final de maio, após a retirada de uma balsa que atingiu a estrutura durante a cheia do rio em dezembro e a finalização do projeto de reparo. A previsão de conclusão permanece para o final de setembro, com liberação da pista para tráfego de veículos prevista entre a primeira e a segunda quinzena de outubro deste ano.

As informações foram repassadas à TRIBUNA pelo superintendente da regional de Maringá do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Darlan de Paiva Santana. “Os serviços estão caminhando conforme previsão”, disse ele.

Santana comentou, ainda, que, após a embarcação ser retirada, em março, foram constatados outros defeitos na estrutura de concreto, os quais não puderam ser visualizados enquanto a balsa estava no local. “Foi necessário adequar projetos, realizar um aditivo em contrato e mobilização da executora, que estava finalizando outras obras pelo mesmo contrato”, explicou.

O termo aditivo refere-se a um contrato de manutenção de Obras de Arte Especiais (OAEs) em rodovias do Escritório Regional Centro da Superintendência Regional Noroeste do DER-PR. Esse contrato inclui a manutenção de oito pontes – entre elas, a mencionada – e de um viaduto.

Até o momento, foi realizado um reforço estrutural e concretagem na parte de baixo do pilar rompido – Foto: DER-PR

Esses fatores, aliados ao período chuvoso que elevou o nível do rio nos meses seguintes, impossibilitaram a execução segura e eficiente da concretagem na parte inferior da estrutura e, segundo ele, explicam o tempo de duração das obras.

Com 341,4 metros de comprimento por 11 metros de largura, e 10,6 metros de altura entre o nível da água e a estrutura, foi necessário construir no trecho um novo pilar envolvendo o que se rompeu. Até o momento, foi realizado um reforço estrutural e concretagem na parte de baixo da viga do pilar rompido. “Agora estamos fazendo as análises do concreto e demais análises para posteriormente liberar o tráfego”, disse.

Enquanto a pista não é liberada para o tráfego de veículos, os usuários da rodovia entre Engenheiro Beltrão e Floresta podem transitar por outra pista da PR-317, que está funcionando em mão dupla (ida e volta), por um trecho de nove quilômetros.

Colisão

A colisão da balsa na estrutura da ponte aconteceu durante a cheia do Rio Ivaí no final do ano passado, quando a embarcação se soltou, foi levada pela correnteza e atingiu um pilar da ponte. A real dimensão dos danos só pôde ser constatada após a balsa ser removida do local.

De acordo com o DER-PR, além de aguardar o nível do rio baixar, os responsáveis pelos trabalhos de retirada da embarcação também precisaram esperar as autorizações necessárias junto à Marinha do Brasil, que, conforme informaram, se estenderam além do esperado.

O órgão acrescentou que, durante os trabalhos, foram identificadas alterações na balsa em comparação ao projeto original. Após a retirada da embarcação, coube à empresa projetista responsável elaborar o plano de recuperação da ponte, posteriormente analisado e revisado pelo departamento. A embarcação pertence ao município de São Pedro do Ivaí e, no dia do acidente, estava cedida a uma usina.