‘Operação Shamar’ realizou ações de prevenção e combate à violência de gênero em toda região
A Patrulha Maria da Penha, do 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão, realizou, em toda a área de atuação do batalhão, durante todo o mês de agosto, a “Operação Shamar”, com o objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Conforme balanço repassado pelo 11º BPM, foram realizadas atividades voltadas tanto ao público interno quanto externo. Entre elas, foram apresentadas palestras, ações educativas e intensificação das ações repressivas às situações de violência doméstica e familiar, assim como as situações relativas às fiscalizações de medidas protetivas de urgência.
A Polícia Militar ressalta que toda violência doméstica deve ser denunciada às autoridades para que sejam adotadas as medidas legais contra os agressores. Denúncias podem ser feitas, mesmo que anonimamente, nos telefones de emergência: 190 (Polícia Militar), APP (19) e Disk-Denúncia 181.
“Operação Shamar”
A “Operação Shamar” é uma atuação integrada, de âmbito nacional, voltada à proteção e ao combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres e ao feminicídio. Promovida pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação ocorreu como forma de destacar a atuação das Polícias Militares Brasileiras no enfrentamento a crimes desta natureza.
Neste contexto, a PMPR intensificou, durante o mês de agosto, o policiamento ostensivo em todo o Paraná, priorizando ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, realizando ações comunitárias e visitas em pontos de risco, viabilizadas por meio da correta análise criminal e estatística, e possibilitando o atendimento imediato e total apoio às vítimas desses crimes, bem como o devido acolhimento e atuação conjunta com demais órgãos estatais.
Além disso, o mês de agosto tem sido denominado “Agosto Lilás”, o qual é dedicado à proteção à mulher. Ao longo deste mês, foram realizadas pela Polícia Militar ações educativas, por meio de palestras, orientações e cursos, visando orientar mulheres e homens sobre o tema.

