Chefe da 8ª Ciretran participa de encontro nacional dos Detrans em Foz
O chefe da 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Campo Mourão, Leandro Cristiano da Silva, está participando em Foz do Iguaçu do 83º Encontro Nacional dos Detrans, realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), que acontece até a sexta-feira (12).
“O evento discute a mobilidade e segurança no trânsito em todos os países do Mercosul, entre vários outros assuntos”, falou Silva. O encontro conta com representantes de vários Detrans do Paraná e especialistas do setor.
De acordo com Silva, o evento é importante para o estreitamento das relações entre os órgãos, para que pensem o trânsito como colaboração entre os vários entes do Sistema Nacional de Trânsito. “Só assim nós vamos conseguir reduzir o índice de mortes no trânsito no Brasil, que hoje, infelizmente, ainda é muito alto”, disse o chefe da Ciretran de Campo Mourão.
O evento é um dos maiores fóruns sobre políticas públicas de trânsito do Brasil e reúne 27 Detrans, com o objetivo de promover o debate e a articulação de pautas estratégicas com foco em segurança e inovação tecnológica. Nesta edição, com o tema “Integração entre os países do Mercosul”, estão sendo abordados os avanços e as iniciativas para melhorias no trânsito, numa troca de experiências entre estados brasileiros e membros do bloco econômico.

O público-alvo do evento são representantes dos Detrans do Brasil, de órgãos de trânsito do Mercosul, autoridades nacionais, parceiros institucionais, técnicos e prefeitos. Também participam representantes da Secretaria Nacional de Trânsito e do Fórum Nacional de Conselhos de Trânsito (Focotran).
Debates
Ao longo dos dias, a programação inclui debates com entidades internacionais e nacionais; fóruns temáticos paralelos; reuniões estratégicas com parceiros institucionais e apresentação de cases e soluções inovadoras. Entre os principais temas a serem abordados estão: infraestrutura e logística; placa de identificação veicular; registro nacional de veículos em estoque; tecnologia GIT; recuperação extrajudicial de veículos; indicadores rodoviários integrados de segurança; custo dos acidentes no Brasil; legislação; ferramentas digitais; sustentabilidade; fronteiras; mobilidade e economia.

