70ª Rota da Fé, com destino a Fênix, está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a Rota da Fé com destino ao município de Fênix. A peregrinação será no dia 19 de outubro. Será a segunda rota do ano e a 70ª edição desde o início do projeto. “Um marco para este evento de turismo religioso que só veio crescendo desde a sua primeira edição”, falou o idealizador do movimento, Ruben Moyano.
A inscrição para adultos custa R$ 95,00 e para adolescentes de 12 a 17 anos, R$ 50,00. Crianças, pessoas com deficiência e acompanhantes não pagam. O valor inclui transporte, alimentação, água e frutas. A expectativa é reunir mais de 1.000 participantes. O pagamento deve ser feito por meio da Chave Pix/email: [email protected]
Os interessados podem se inscrever no Centro Catequético (44-3525 1634); Santuário Nossa Senhora Aparecida (44-3525 2932); Paróquia Sagrada Família – Cohapar (44-3523 4673); Paróquia São Pedro – Roncador (44-3575 1215); Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio – Lar Paraná (44-3524 1022); Paróquia Nossa Senhora de Fátima – no Jardim Tropical, ou ainda pela internet, no site www.rotasdafe.com.br e e-mail: [email protected].
A peregrinação iniciará na Catedral São José, em Campo Mourão, às 7 horas, com café da manhã e bênção do pároco local. Em seguida, os participantes embarcam em ônibus para o início da peregrinação. Em Fênix, os participantes visitaram a Capela Santo Inácio de Loyola, Parque Estadual Vila Rica, entre outros atrativos.
A Rota da Fé é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, com o objetivo de visitar lugares sagrados, diferentes culturas, costumes locais, gastronomia das comunidades por onde passa e ter contato direto com a natureza. É promovida há 19 anos pela Igreja Católica e Diocese de Campo Mourão.
Caminho Iniciático
Em julho de 2023, foi aprovado um plano diretor para compor o Caminho Iniciático, que teve recentemente a sinalização da rota inaugurada. Também na última semana, a Ordem de Santiago empossou cavaleiros e damas em Campo Mourão, consolidando o primeiro Caminho Iniciático de Santiago fora da Europa, implantado no Paraná.
A rota, com 104 quilômetros de extensão, passa por Campo Mourão, Corumba-taí do Sul, Barbosa Ferraz e Fênix. Quem completar o percurso a pé ou fizer ida e volta de bicicleta recebe um passaporte que reduz a jornada até Santiago de Compostela, na Espanha. A rota foi chancelada pela instituição espanhola responsável pelo Caminho de Santiago. Atualmente, o percurso europeu, criado no século XI, deve receber cerca de 500 mil peregrinos apenas em 2025. Segundo o chanceler da Ordem, dom Alejandro Rubín Carballo, o objetivo é tornar o Caminho Iniciático do Paraná uma rota permanente.
Moyano destacou que o trajeto ajudará a promover o turismo religioso do Paraná, contribuindo com a geração de empregos e renda nas comunidades envolvidas. “A rota passa por igrejas, capelas, santuários, catedrais, cachoeiras e por muitas propriedades da agricultura familiar, ajudando na renda da população local por meio da venda de produtos”, afirmou. A rota termina na cidade de Fênix, que conta com ruínas de uma redução jesuítica espanhola, instalada no Paraná no século XVI.
O capelão da Ordem do Caminho de Santiago no Brasil, padre Gaspar Gonçalves da Silva, responsável pelo projeto na Diocese de Campo Mourão, comentou que o projeto tem como raiz justamente as caminhadas da Rota da Fé, que existem desde 2006 em Campo Mourão.
Serviço
As inscrições para a 70ª Rota da Fé podem ser feitas no Centro Catequético (44-3525 1634); Santuário Nossa Senhora Aparecida (44-3525 2932); Paróquia Sagrada Família – Cohapar (44-3523 4673); Paróquia São Pedro – Roncador (44-3575 1215); Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio – Lar Paraná (44-3524 1022); Paróquia Nossa Senhora de Fátima – no Jardim Tropical, ou ainda pela internet, no site www.rotasdafe.com.br e e-mail: [email protected].


Siga a TRIBUNA no Google Notícias