Ratinho Junior confirma implantação de unidade do Poupatempo em Campo Mourão
Em visita a Campo Mourão para inauguração do Condomínio do Idoso Dona Lurdes Maria Piacentini, nessa quinta-feira (2), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, confirmou que o município terá uma unidade do Poupatempo Paraná em 2026. Ratinho Junior comentou sobre o serviço durante coletiva de imprensa. “Campo Mourão foi uma das cidades selecionadas para que a gente possa já nos primeiros meses do ano que vem fazer essa inauguração aqui”, anunciou.
O Poupatempo Paraná é um modelo de atendimento ao cidadão que concentra, em um único espaço, serviços de diversos órgãos estaduais, oferecendo praticidade e agilidade. O ponto de atendimento em Campo Mourão ficará na Avenida Manoel Mendes de Camargo, nº 951, no centro da cidade, e atenderá à população de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, mediante agendamento prévio.
Segundo o governador, o município foi um dos escolhidos por sua localização estratégica e fluxo populacional e, conforme destacou, beneficiará a população. “É uma maneira fácil e ágil para que o cidadão possa resolver documentos e serviços do dia a dia em um único lugar”, afirmou Ratinho Junior.
Entre os serviços disponíveis, estão emissão da nova Carteira de Identidade, atendimentos relacionados a veículos e habilitação do Detran-PR, cadastro no programa Casa Fácil Paraná, serviços da Copel e Sanepar, encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e inscrição em vagas de emprego nas Agências do Trabalhador, além de serviços das secretarias de Educação, Administração, Previdência e Fazenda, entre outros.

No caso dos atendimentos do Detran-PR, por exemplo, serão oferecidos serviços como primeira habilitação, renovação da CNH, alteração de categoria, Permissão Internacional para Dirigir, registro de veículos, comunicação de venda e emissão de guias de pagamento de multas e débitos.
O presidente do órgão, Santin Roveda, celebrou a novidade no estado. “A integração do Detran-PR às unidades do Poupatempo é um passo estratégico para atendimentos mais acessíveis, ágeis e centrados nas necessidades do cidadão, que ganha tempo, comodidade e segurança no acesso aos nossos serviços”, destacou.
O chefe do Poder Executivo estadual explicou que o modelo foi inspirado no Poupatempo de São Paulo, e também permite que prefeituras locais disponibilizem serviços municipais nas unidades. “É um programa que deu muito certo no estado de São Paulo já há muitos anos, e nós trouxemos para o Paraná esse mesmo modelo com até algumas modernizações a mais, porque é novo”, comentou Ratinho Junior.
Além de Campo Mourão, outras 20 unidades no Paraná serão instaladas, como nos municípios de Araucária, Campo Largo, Colombo, Guarapuava, Pinhais, Toledo, Curitiba, Apucarana, Arapongas, Paranaguá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Umuarama. Estão previstas para as unidades infraestrutura padronizada, acessível, com áreas de espera, estacionamento e atendimento moderno. O governador informou, ainda, que até março de 2026, as principais cidades já iniciarão os atendimentos.
O projeto projeta cerca de 7 milhões de atendimentos por ano nas 20 unidades do estado, com investimento de R$ 871,3 milhões ao longo de cinco anos, garantindo economia de quase 70% no custo por atendimento em comparação ao modelo anterior.
Vagas de emprego
Com a implantação das unidades, o governo estadual também abriu vagas de emprego para atuar nos pontos, em funções como assistente administrativo, atendente, coordenador de atendimento e técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Das quase 200 oportunidades ao todo, 22 estão disponíveis em Campo Mourão. As contratações incluem treinamento específico para padronizar o atendimento. Os interessados podem obter mais informações e se candidatar diretamente na Agência do Trabalhador local.

