Projeto Semeando Campeões anuncia eventos de Jiu-Jitsu e Wrestling em Campo Mourão
O Projeto Social Semeando Campeões (PSC) definiu as datas de dois importantes eventos esportivos que movimentarão Campo Mourão em dezembro de 2025: a VI Copa Kids Semeando Campeões de Jiu-Jitsu, que será no dia 7, e a III etapa do Circuito Paranaense de Wrestling, na semana seguinte, dia 13. Os preparativos para os campeonatos já iniciaram.
Copa Kids
A Copa Kids, que conta neste ano com o patrocínio principal da Itaipu Binacional, será realizada no dia 7 de dezembro (domingo), a partir das 8 horas, no Ginásio de Esportes JK.
Seguindo o modelo das edições anteriores, os participantes de projetos sociais terão inscrição gratuita. Conforme os organizadores, essa é uma forma de garantir a inclusão de crianças e adolescentes que não possuem condições financeiras de disputar competições pagas, cujas taxas podem chegar a R$ 140,00, sem contar transporte e alimentação.
Ao todo, serão 200 inscrições para o público entre 5 e 17 anos. Para agremiações particulares, haverá a possibilidade de participação mediante o pagamento de uma taxa simbólica de R$ 50,00. Os interessados em se inscrever podem entrar em contato por WhatsApp: (44) 99813-0695, assim como acompanhar as publicações no Instagram @semeando.campeoes.
O evento contará com quatro áreas de luta, arbitragem qualificada, equipe técnica completa e um diferencial importante: lanche gratuito para todos os competidores.
Circuito Estadual de Wrestling
No dia 13 de dezembro (sábado), Campo Mourão sediará pela primeira vez uma etapa oficial do Circuito Estadual de Wrestling, no Ginásio JK, com o patrocínio da Fundação de Esportes (Fecam), Super Real Lar e Irrad Energia Solar.
Por se tratar de uma competição oficial, que integra o calendário da modalidade no Paraná e soma pontos para atletas que pleiteiam bolsas esportivas, não foi possível oferecer isenção das inscrições. Para viabilizar a participação dos jovens do PSC, a organização busca novos patrocinadores.
São esperados atletas de todo o estado para os combates de Wrestling estilo livre (masculino e feminino) e greco-romano (masculino), seguindo as regras da Confederação Brasileira de Wrestling.
O Wrestling, também conhecido como luta olímpica, é uma das modalidades esportivas mais antigas do mundo e integra o programa olímpico desde os Jogos da Grécia Antiga, em 708 a.C., mantendo-se até hoje como uma das bases do movimento olímpico moderno. Sua prática contribui para o desenvolvimento físico, disciplina, respeito e resiliência dos atletas, além de abrir portas para competições nacionais e internacionais de alto nível.
Premiações e conquistas
Tanto o Circuito de Wrestling quanto a Copa Kids irão premiar os quatro primeiros colocados de cada categoria, as melhores lutas e as equipes com mais medalhas de ouro.
O PSC já vem colhendo frutos expressivos em ambas as modalidades: em 2025, a equipe conquistou 117 medalhas entre Jiu-Jitsu e Wrestling, aproximando-se da marca de 171 medalhas registradas em 2024. Recentemente, três atletas foram campeões nos Jogos Escolares do Paraná e convocados para representar o estado nos Jogos da Juventude Brasileira, junto ao técnico Ricardo Batista. Os próximos desafios oficiais serão o Campeonato Sul-Brasileiro Feminino de Jiu-Jitsu, Campeonato Paranaense de Nogi e o Paraná Combate, todos em outubro.
Além disso, com o apoio da Itaipu Binacional, três jovens do PSC participaram do Campeonato Brasileiro Sub-15 de Wrestling, em que uma das atletas conquistou o título nacional. Em novembro, outros três competidores estarão no Campeonato Brasileiro Sub-20, enquanto um representante disputará o Sub-17, no Rio de Janeiro.
Estrutura do Projeto
O PSC funciona em três polos de Campo Mourão e um em Iretama, todos de forma gratuita. Tem o apoio da Fecam e das Prefeituras de Campo Mourão e Iretama, e atua em parceria com instituições como a Primeira Igreja Batista, a Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio e a Associação de Moradores do Jardim Araucária.
Na preparação dos atletas, o PSC conta com o suporte técnico de empresas esportivas. Além disso, também recebe apoio administrativo e jurídico de uma empresa de contabilidade local e de uma advogada, de forma voluntária. O projeto tem, ainda, respaldo financeiro da iniciativa privada.
Por meio desses apoios e patrocínios, atletas selecionados também podem conquistar bolsas de estudo de idiomas, e famílias atendidas pelo projeto recebem cestas básicas por meio de parceria com a Fundação Khalifa Bin Zayed Al Nahyan. Os responsáveis destacam a importância dessa rede de apoio, para que o projeto possa seguir ampliando oportunidades e consolidando-se como referência no esporte de base em Campo Mourão e região.

