Nacional herda vaga nas quartas da Taça FPF após punição ao FC Cascavel
Uma grande reviravolta animou o torcedor do Nacional de Campo Mourão. A equipe agora está oficialmente classificada para as quartas de final da Taça FPF 2025, após a eliminação do FC Cascavel por decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR).
O tribunal julgou, nessa terça-feira (14), que o clube cascavelense escalou de forma irregular o goleiro Felipe Leo em três partidas da competição. De acordo com o regulamento, o atleta não poderia atuar porque ainda não havia completado três meses de contrato com o clube.
Com a infração confirmada, o FC Cascavel foi punido com a perda de 15 pontos, ficando fora da fase decisiva. A vaga, então, passou para o Nacional, que havia ficado logo atrás na classificação.
A princípio, o time mourãoense enfrentará o Azuriz nas quartas de final. No entanto, o julgamento do Batel de Guarapuava, marcado para a próxima terça-feira (21), pode alterar os confrontos. O clube guarapuavano responderá por um caso de racismo envolvendo um de seus jogadores contra Paulo Vitor, atleta do próprio Nacional.
Julgamento
Por três votos a um, a segunda comissão disciplinar do TJD-PR puniu o Cascavel com a perda de 15 pontos na Taça FPF e multa de R$ 6 mil. Com esta punição, o time do oeste do Estado foi eliminado e a tabela das quartas de final do torneio teve alterações, incluindo o clássico Atletiba, primeiro no Couto Pereira e depois na Arena da Baixada.
O Cascavel já comunicou que vai recorrer ao Pleno do TJD. A denúncia feita pela Procuradoria do tribunal frisa que o atleta precisaria ter, segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), um vínculo de, no mínimo, três meses anterior à primeira partida em que assinou a súmula pela equipe. A punição definida nesta terça-feira somou os nove pontos disputados nas partidas em que Felipe Leo foi relacionado (titular em um jogo e reserva em dois) e os seis que o Cascavel ganhou neste período, quando derrotou Batel, por 2 a 0, e Nacional, por 1 a 0.
A defesa do Cascavel argumentou que uma mudança no sistema de gerenciamento da FPF pode ter causado a falha e que o jogador, recém-profissionalizado, já tinha vínculo com o clube porque integrava o elenco sub-20.
Classificação – 1ª fase da Taça FPF
Grupo A
Cianorte – 8
Athletico – 5
Batel – 4
Nacional – 3
Cascavel (eliminado) – 8
Grupo B
Azuriz – 7
Rio Branco – 6
Coritiba – 4
Foz – 3
Patriotas (eliminado) – 3
Quartas de final
Rodada de ida
Sábado, domingo e segunda – 18, 19 e 20 de outubro
Foz do Iguaçu x Cianorte (Estádio do ABC, em Foz do Iguaçu)
Coritiba x Athletico (Couto Pereira)
Nacional x Azuriz (Estádio dos Amadores, em Campo Mourão)
Batel x Rio Branco (Waldomiro Gelinski, em Guarapuava)
Rodada de volta
Sábado e domingo – 25 e 26 de outubro
Cianorte x Foz (Albino Turbay, em Cianorte)
Athletico x Coritiba (Arena da Baixada)
Azuriz x Nacional (Os Pioneiros, em Pato Branco)
Rio Branco x Batel (Gigante do Itiberê, em Paranaguá)
Prêmios para o campeão
O campeão da Taça FPF se classifica para duas competições do calendário de 2026: Copa do Brasil e Copa Sul-Sudeste. O Athletico já tem vaga na Copa do Brasil por ter sido o quarto colocado do Campeonato Paranaense deste ano. Se o rubro-negro vencer o torneio da Federação Paranaense de Futebol (FPF), a vaga passa para o vice-campeão. O Coritiba também pode chegar à Copa do Brasil através da Série B, competição na qual é o líder.

