Campanha do Agasalho prossegue com 17 pontos de coleta em Campo Mourão

Lançada no dia 20 de maio, a Campanha do Agasalho promovida pelo Sesc/Senac prossegue em Campo Mourão até o dia 31 de agosto com 17 pontos de coletas espalhados pela cidade. A ação tem como meta arrecadar 40 mil itens de vestuário para atender até 10 mil pessoas no município. Os materiais arrecadados serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social e famílias de baixa renda. 

A campanha tem postos de coleta nas seguintes empresas e instituições: Leve Vida; Corpo de Bombeiros; Mercado Araucária; Retifica Paraná; Auto Peças Só Volks; Cebrac – Cursos Profissionalizantes; Piacentini Corretora de Seguros; Embalagens Campoplastic; Paraná Diesel Veículos; Supermercados Paraná Matriz; Supermercados Paraná Max; Supermercado Paraná Família; Super Muffato; Sicredi – Agência Lar Paraná; Fundação Educere; Cristofoli Biossegurança; e Radiadores Modelo. As doações também podem ser entregues nas unidades locais do Sesc e do Senac.

Podem ser doados itens como calças, camisas, camisetas, blusas, meias, luvas, toucas, roupas de cama mesa e banho como cobertores e toalhas, calçados, entre outros. “A campanha é para arrecadação de roupas de frio, mas aceitamos qualquer tipo de doação de vestimenta, como shorts, bermudas, entre outras”, frisou o Técnico de Atividades do Sesc em Campo Mourão, Rodrigo Parra Basso.

Para garantir o cuidado com a saúde e minimizar a propagação do coronavírus, serão tomadas todas as medidas de segurança e higiene. As atividades de logística de recolhimento, separação, triagem e destinação das doações seguirão às recomendações e determinações dos órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha deverá beneficiar ao menos 12 entidades de Campo Mourão. “Apesar desta meta, sempre conseguimos atender mais”, falou Basso, ao comentar que o Sesc tem pelo menos 112 entidades cadastradas no Mesa Brasil. “Mas tem algumas que sabemos  que tem mais necessidade de atendimento”, frisou, ao lembrar que grande parte das doações é repassada também ao Provopar Municipal, que faz a doação às famílias carentes.

Cada pessoa poderá receber até quatro peças. Mas segundo Basso, geralmente o beneficiário sempre recebe mais. Ele comentou ainda que este ano a campanha teve início com um mês de atraso devido à pandemia. Nos anos anteriores a campanha iniciou sempre no mês de abril. Este ano, devido a pandemia,  o Sesc não poderá realizar o “Brechó Social”, que faz parte da campanha. No ano passado, o “Brechó Social” beneficiou mais de 350 pessoas com 7,5 mil peças de roupas em um único um dia. 

Parceiros

A Campanha do Agasalho é realizada em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná. Em Campo Mourão, tem o apoio do Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam), da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg) e dos Rotarys Clube Campo Mourão, Araucária, Lago Azul, Raio de Luz, Gralha Azul e Verdes Campos. Em 2019 a ação atendeu mais de 120 mil pessoas no Paraná. A arrecadação contabilizou 590.830 itens de vestuário destinados a 346 instituições sociais.