Dia D de multivacinação mobiliza saúde na Comcam neste sábado

Os municípios da região de Campo Mourão estarão mobilizados neste sábado (18) para o Dia D da Campanha de Multivacinação, voltada para a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, para a intensificação da imunização contra sarampo e febre amarela em pessoas com até 59 anos e, também, para resgatar a vacinação contra o HPV em adolescentes de 15 a 19 anos.

Para a campanha, as unidades de saúde estarão abertas em toda a Comcam, das 8 às 17 horas. A chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Cristiane Michalski Gradella, destacou que a iniciativa, que acontece em todo o Paraná, segue orientação do Ministério da Saúde e busca elevar as coberturas vacinais, ampliar o acesso da população à vacinação e reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças como o sarampo. Cristiane ressaltou que a Regional de Saúde tem reforçado aos municípios a importância da busca ativa e da conscientização da população quanto à importância da vacinação.

Em Campo Mourão, conforme divulgou a Secretaria Municipal de Saúde, as salas de vacinação estarão abertas das 8 às 17 horas em todas as unidades, exceto nos bairros Cidade Nova, Europa e Avelino Piacentini. Além disso, a Unidade Móvel de Vacinação estará na Praça São José, das 8h30 às 17 horas, oferecendo também atividades recreativas para as crianças ao longo do dia.

Para se vacinar, é necessário que a população apresente a caderneta de vacinação, cartão SUS ou o CPF. Durante a campanha, será emitida ainda a declaração de vacinação para matrícula escolar, documento obrigatório, conforme determina a Lei Estadual nº 19.534/2018, que exige a comprovação de imunização para matrícula nas instituições de ensino.

A enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Luciana Borges Giarola, reforçou a importância da iniciativa. “A vacinação é a melhor forma de prevenir doenças e garantir a saúde de todos. É fundamental que pais e responsáveis aproveitem a campanha para verificar se há vacinas pendentes e manter a imunização em dia”, destacou.

A Campanha de Multivacinação segue até o dia 31 de outubro em todas as unidades básicas do município, com atendimento em horário normal de funcionamento.

Público-alvo

Crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) para atualização da caderneta vacinal; indivíduos até 59 anos (59 anos, 11 meses e 29 dias) que não tenham registro de vacina contra sarampo e/ou febre amarela; adolescentes de 15 a 19 anos (19 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados contra o HPV.

Riscos e alertas

A intensificação da vacinação é fundamental para enfrentar risco de reintrodução do sarampo, já que Paraguai e Argentina registram casos ativos da doença e outros estados brasileiros identificaram casos importados. Em relação à febre amarela, a chegada da sazonalidade primavera-verão aumenta a circulação do vírus, com risco maior nas áreas de corredor ecológico. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também reforçam a imunização.

Confira o esquema de vacinação:

Sarampo
12 meses a 29 anos: duas doses (intervalo de 30 dias)
30 a 59 anos: uma dose
Trabalhadores da saúde não vacinados: duas doses, independente da idade

Febre amarela
Dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos
Pessoas de 5 a 59 anos: uma dose (caso não vacinadas)
A partir de 60 anos: uma dose mediante avaliação médica, em áreas de risco

HPV
9 a 14 e 15 a 19 anos.