Solenidade em Campo Mourão celebra 113 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná

Uma solenidade em comemoração aos 113 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná – completados no dia 8 de outubro – foi realizada na manhã desta sexta-feira (17), na sede da 2ª Companhia de Bombeiro Militar (Cia. BM), em Campo Mourão, vinculada ao 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM). O evento contou com a presença de autoridades civis e integrantes da corporação, que celebraram a data em clima de reconhecimento e gratidão pelo serviço prestado à população.

A cerimônia também foi marcada pela troca de divisa do sargento Costa, recentemente promovido de segundo para primeiro sargento, e pela entrega de medalhas a bombeiros que completaram 10 (bronze), 20 (prata) e 30 anos (ouro) de dedicação à corporação.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas a bombeiros que completaram 10 (bronze), 20 (prata) e 30 anos (ouro) de dedicação à corporação

Entre os homenageados, estava o subtenente Brero, que comemorou três décadas de atuação na unidade de Campo Mourão. “O tempo foi passando, as ocorrências das mais diversas foram sendo atendidas, filhos retornando aos seus pais, pais sendo devolvidos a suas famílias… Enfim, vidas sendo salvas, não por mim, mas por Aquele que nos mantém em pé lutando todos os dias e nos levando de volta pra casa depois de um dia de plantão: Deus nos usando como instrumento de sua vontade”, expressou ele, com orgulho e gratidão.

Subtenente Brero comemorou três décadas de atuação na unidade de Campo Mourão

Entrega de viatura

Durante a solenidade, também ocorreu a entrega de uma nova viatura à corporação – um veículo Toyota Yaris adquirido com recursos do Governo do Estado. O veículo reforçará a frota utilizada em serviços administrativos. “Teve uma grande compra de viaturas. No dia oito, foi realizada a entrega em Curitiba e, agora, as viaturas foram distribuídas para o estado todo, e a nossa chegou aqui”, disse o capitão Lenin Mello Mazzini, comandante do 5º BBM. Na segunda-feira (20), o Corpo de Bombeiros de Goioerê também receberá uma caminhonete L200.

Um veículo Toyota Yaris adquirido com recursos do Governo do Estado foi entregue oficialmente à corporação durante o evento

O capitão destacou o apoio da prefeitura, tanto de Campo Mourão quanto de outras cidades da região, e do governo estadual para a estruturação e o fortalecimento das ações do Corpo de Bombeiros. Ele lembrou, por exemplo, que todas as prefeituras das cidades vizinhas têm caminhão-pipa, e o recurso tem contribuído para o atendimento de emergências, como em combate a incêndios em vegetações e residências.

Na ocasião, o prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, também destacou a relevância da parceria entre as forças de segurança para beneficiar os cidadãos. “Os Bombeiros, junto com as polícias Civil, Militar, Penal, Rodoviária, Tiro de Guerra, têm trabalhado com dedicação para cuidar da segurança da nossa população. Quando falamos dos Bombeiros, estamos falando de uma instituição das mais respeitadas e de maior confiança da população”, enfatizou.

À frente do comando local há cerca de quatro meses, Mazzini reforçou o reconhecimento ao trabalho da equipe mourãoense. “Aqui, temos um efetivo muito bom, o pessoal é empenhado”, elogiou. Segundo ele, há vários projetos em andamento na corporação regional, alguns com previsão de conclusão ainda neste ano e outros planejados para execução a longo prazo.

Veículo reforçará a frota utilizada em serviços administrativos

Serviços e contato

O comandante também aproveitou o momento para esclarecer à população as diferenças entre os tipos de atendimento emergencial. “Questões de trauma, quando houve um acidente, com fratura, por exemplo, é o Corpo de Bombeiros que atende; casos clínicos, em que a pessoa está passando mal, como pressão alta, aí é o Samu”, salientou.

Ele chamou atenção, ainda, para as falhas recorrentes nas linhas de emergência do Corpo de Bombeiros. “Está sendo recorrente esse problema, a gente aciona as operadoras, elas vêm aqui, dão o suporte e volta a funcionar, mas passa uns dias e volta a ter falhas”, relatou.

Como alternativa para solucionar a questão, o capitão informou que está em fase de implantação uma central única do número 193, sediada em Maringá, que atenderá toda a região da Comcam repassando os chamados para a sede em Campo Mourão. “Acredito que, com essa mudança, vai melhorar esse serviço”, afirmou.