Queda de árvore e galhos danificam túmulos no Cemitério São Judas Tadeu de Campo Mourão
Os fortes ventos registrados em Campo Mourão na noite dessa quinta-feira (16) provocaram a queda parcial de uma árvore e de galhos no Cemitério Municipal São Judas Tadeu. A administração do espaço informou que alguns túmulos foram danificados.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o município registrou rajadas de vento de 72,7 quilômetros por hora às 18h45 da noite anterior.
Para evitar novos incidentes, equipes da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), iniciaram os trabalhos de remoção completa da árvore e da limpeza do local na manhã desta sexta-feira (17).

O cemitério abriga diversas árvores de grande porte e antigas, o que favorece ocorrências desse tipo durante tempestades. “Infelizmente, quando vem vento forte aqui [cemitério], acontece isso, danifica túmulos”, disse Janete, administradora do espaço. Ela acrescentou que as famílias com jazigos danificados foram informadas da situação.
Com a proximidade do Dia de Finados, em 2 de novembro, os trabalhos de limpeza já vinham sendo intensificados nas últimas semanas. Janete explicou que alguns mutirões já foram realizados, mas que imprevistos, como o vendaval da última noite, acabam dificultando a manutenção dos serviços. “Este mês de outubro está bem instável, já está tendo mais ventania. Mas a gente vai fazer todo o possível para que, até Finados, ele esteja todo limpo”, afirmou, ao pontuar que, às vezes, a força da natureza prevalece.

Prazos para obras
A Prefeitura de Campo Mourão definiu o dia 30 de outubro como prazo final para reformas de túmulos no Cemitério São Judas Tadeu. Para a realização das obras, é necessário solicitar a autorização da administração do local. Trabalhos de pintura e limpezas em geral serão permitidos até o dia 31. Já no Dia de Finados (2 de novembro), qualquer tipo de obra no interior do cemitério estará proibida.
Monitoramento
Recentemente, o cemitério de Campo Mourão, assim como em outros municípios da região, vinha enfrentando problemas de vandalismo e, principalmente, furtos de cobre dos túmulos. Por isso, a Prefeitura instalou um sistema de monitoramento nos últimos meses. “Não houve mais tentativa de furto. As câmeras têm alguns pontos estratégicos, então, ajudou bastante”, relatou Janete.
As câmeras fazem parte do projeto “Muralha Digital”, da Prefeitura de Campo Mourão. No mês de maio, foram instalados 14 equipamentos em pontos estratégicos do cemitério. Apenas a empresa de segurança contratada pelo município e a administração do espaço têm acesso às imagens. Ela destacou que, mesmo com o sistema de vigilância, continuam sendo realizadas rondas, inclusive noturnas, para inibir práticas criminosas no local.
Serviço
Mais informações podem ser obtidas junto à administração do cemitério, pelo telefone (44) 3525-4623.

