Zeca Dirceu articula aumento do teto do SUS para Campo Mourão e região

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) intensificou, junto ao Ministério da Saúde, as tratativas para ampliar o teto de repasses do SUS ao município de Campo Mourão, que hoje enfrenta um déficit financeiro na área da saúde. Desde 2021, a Prefeitura vem arcando com R$ 36,5 milhões em serviços de média e alta complexidade.

O pedido, encaminhado pela Prefeitura, solicita um aumento mensal de R$ 677 mil nos repasses federais destinados a serviços como cirurgias eletivas, tratamentos oncológicos, internações hospitalares, exames especializados e à manutenção do Hospital SISNOR, que atende toda a região.

“A população de Campo Mourão e da região, através do prefeito Douglas e da nossa articulação junto ao ministro da Saúde, tem se feito ser ouvida. O objetivo é um só ampliar o teto do SUS e fortalecer os hospitais e unidades de saúde que atendem milhares de pessoas”, afirmou Zeca Dirceu.

Durante reunião recente com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o prefeito Douglas Fabrício, Zeca reforçou que o problema afeta não apenas Campo Mourão, mas toda a região dos Campos Gerais e do Centro-Oeste do Paraná, que depende da estrutura hospitalar do município.

Impacto direto para a população

O aumento do teto do SUS permitirá reduzir filas de espera, garantir o abastecimento de medicamentos e insumos e liberar recursos municipais que hoje são remanejados para cobrir o déficit da saúde. Esses valores poderão voltar a ser investidos em educação, infraestrutura e outras áreas essenciais.

“Com mais recursos, será possível contratar mais serviços, agilizar cirurgias e melhorar a qualidade do atendimento. Estamos falando de medidas que o cidadão vai sentir no dia a dia, com consultas mais rápidas e hospitais melhor equipados”, destacou o deputado.

Ações em andamento

Além da articulação para o aumento do teto, Zeca Dirceu tem atuado em diversas frentes para fortalecer a saúde de Campo Mourão. Entre as ações em curso estão a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde, um novo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e uma oficina ortopédica regional.

O deputado também relembrou a liberação recente de emendas parlamentares, que já garantiram recursos para instituições locais como a Santa Casa e a Center Clínica.

“Há um esforço muito grande, e os resultados já estão aparecendo. Campo Mourão e a região estão hoje na lista de prioridades do Ministério da Saúde, e até dezembro esperamos ver novos credenciamentos e portarias fortalecendo o trabalho do SUS”, completou Zeca.