Projeto Karatê Esperança participa de campeonato brasileiro

Atletas do Projeto Karatê Esperança participaram, no último final de semana, do Campeonato Brasileiro de Karate Shotokan, na cidade de Santo André (SP). O evento contou com a participação de 310 atletas, 42 equipes de 11 estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rondônia, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

O evento foi organizado pelo Instituto Japan Karate Shotokan Shotorenmei (JKS do Brasil), presidido por Henrique Valentim Lassaval Farias, do Rio de Janeiro, entidade ligada à sede internacional no Japão, comandada por Masao Kagawa (9º Dan).

O Paraná participou com cinco atletas, sendo quatro de Campo Mourão e um de Londrina, que representaram o recém-criado Instituto de JKS do Paraná, com sede em Campo Mourão, hoje filiado à JKS nacional.

Participaram os atletas: Carlos Cesar de Souza (Kata Master), Bianca May Kuwatani Fuzito (Kata Sub-17), Maria Luiza Santos de Souza (Kata Junior) e Rebecca Melo de Oliveira (Kata Sub-15 e Kumite Sub-15).

Maria Luiza classificou-se em 1º lugar no Kata Junior. Os atletas mourãoenses representam o Projeto Karatê Esperança, mantido com recursos da Lei do Incentivo Estadual (PROESPORTE), através da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Governo do Estado do Paraná, Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Lei do Incentivo Municipal, por meio da Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM) e Centro Universitário Integrado.

Recentemente, os atletas participaram da Fase Final do Circuito Paranaense de Karate, na cidade de Londrina

Conquistas recentes

Recentemente, atletas do projeto também participaram da Fase Final do Circuito Paranaense de Karate, na cidade de Londrina, realizado no Colégio Marista. O evento, sob a chancela da Federação Paranaense de Karate, foi organizado pela Associação Oguido Dojo, coordenada pela tradicional família Oguido.

O evento recebeu cerca de 1.000 atletas de aproximadamente 49 associações de diversas cidades do Paraná: Campo Mourão, Araruna, Umuarama, Maringá, Astorga, Ibiporã, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Londrina, Cafelândia, Cascavel, Toledo, Dois Vizinhos, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Paranaguá, Matinhos, Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa, União da Vitória, Rio Negro e Piraquara.

O Projeto Karatê Esperança conquistou 27 medalhas, sendo: 8 ouro, 11 prata e 8 bronze. A equipe alcançou o 3º lugar geral na Divisão de Novos (categoria de base) e o 7º lugar geral na Divisão Especial (categoria rendimento), recebendo o troféu de 4º lugar na classificação geral entre as 49 associações participantes.

Campo Mourão também foi representado no final do mês passado no Paraná Combate Juventude e Adulto, organizado pelo Governo do Estado, em Maringá

Os resultados individuais foram expressivos, com destaque para Laura Candido Hanel, Bianca May Kuwatani Fuzito, Mauro Alexandre Conticelli Ceranto, Carlos Cesar de Souza, Fernanda Batista dos Santos, Danilo Miguel de Souza, Amanda Mayara da Silva Alves, Nicoly Beatriz Kuibida dos Santos, Rebecca Melo de Oliveira, Maria Luiza Santos de Souza, Sueli Trindade Pereira, Joaquim Cavalcanti Tonatto, Veronica de Souza dos Santos, Ana Laura Dias Santos, Davi de Araujo Ceranto, Cecilia Sanchez Pereira, Kaua Richard Xavier de Moraes, João Vitor de Matos Migliorini e Ana Paula Ferreira Soares.

Além disso, os atletas do projeto participaram no final do mês passado do Paraná Combate Juventude e Adulto, organizado pelo Governo do Estado, em Maringá. Dez karatecas da iniciativa representaram Campo Mourão na categoria Juventude e outros 15 na categoria Adulto, obtendo novas conquistas e consolidando o destaque do projeto no cenário estadual.