Campo Mourão retoma campanha de arrecadação às vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Após uma breve suspensão orientada pela Defesa Civil do Paraná, a campanha “Unidos por Rio Bonito do Iguaçu” foi retomada nesta segunda-feira (10) em Campo Mourão com o objetivo de arrecadar donativos para as famílias atingidas pelo tornado que devastou o município na noite da última sexta-feira (7).

A ação é coordenada pela Prefeitura de Campo Mourão, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal, que farão a triagem das doações recebidas. Os materiais podem ser entregues na sede dos bombeiros, na Avenida João Bento, nº 660, em qualquer horário, inclusive nos fins de semana.

São solicitados alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal, água e materiais de limpeza, que serão encaminhados nos próximos dias às famílias que perderam suas casas e bens.

“Campo Mourão sempre se une em momentos difíceis. É hora de estender a mão aos nossos irmãos de Rio Bonito do Iguaçu, que estão enfrentando uma situação muito delicada”, destacou o prefeito Douglas Fabrício ao pedir o engajamento da comunidade. Além de Campo Mourão, diversos municípios da região da Comcam também aderiram à mobilização em favor dos atingidos.

Com ventos que ultrapassaram 250 km/h, o tornado atingiu em cheio Rio Bonito do Iguaçu, deixando um cenário de destruição. Estima-se que 90% do município tenha sido devastado. Casas foram arrancadas do chão, árvores tombaram e centenas de famílias ficaram desabrigadas.

Segundo a Defesa Civil do Estado, o fenômeno provocou seis mortes confirmadas e deixou mais de 750 feridos. Ao todo, 1.000 pessoas estão desalojadas e 28 desabrigadas, com 14,7 mil pessoas afetadas em toda a região.

As vítimas fatais foram identificadas como José Neri Geremias, de Guarapuava; e os moradores de Rio Bonito do Iguaçu Julia Kwapis (14), Jurandir Nogueira Ferreira (49), Claudino Paulino Risse (57), Adriane Maria de Moura (47) e José Gieteski (83).

Equipes do Governo do Estado, do Governo Federal e de diversos órgãos públicos continuam atuando em uma grande força-tarefa para reconstruir a cidade e garantir abrigo e assistência aos desabrigados.

Corrente de solidariedade

A corrente de solidariedade também chegou à Igreja Católica. O Bispo Diocesano de Campo Mourão, Dom Evandro Luis Braun, anunciou uma campanha financeira em prol das famílias atingidas, por meio da Mitra Diocesana de Campo Mourão.

“Nossa Diocese se une em oração e solidariedade à Diocese de Guarapuava e a todas as famílias de Rio Bonito do Iguaçu, que perderam tudo. Queremos ser presença de amor e esperança. Convidamos todos a se unirem a nós nesse gesto concreto de caridade”, afirmou Dom Evandro em suas redes sociais.

As doações em dinheiro podem ser feitas via PIX na Chave: 44997295761, destinatário: Mitra Diocesana de Campo Mourão, banco: Sicredi. “Todo o valor arrecadado será repassado integralmente à Diocese de Guarapuava, que vem acompanhando de perto as famílias afetadas”, ressaltou o bispo.

Como ajudar

Local de entrega de doações: Corpo de Bombeiros, na Avenida João Bento, nº 660
Horário: Qualquer hora do dia, inclusive finais de semana
O que doar: Alimentos, roupas, cobertores, água, produtos de higiene e limpeza
Doações em dinheiro: PIX 44997295761 (Mitra Diocesana de Campo Mourão – banco Sicredi)