Moradores se mudam de Campo Mourão e descartam lixo em via pública

Os moradores de um imóvel na Avenida Jorge Walter, na área central de Campo Mourão, mudaram-se de cidade, mas, antes disso, descartaram uma grande quantidade de lixo de forma irregular no canteiro central da via pública. Além disso, eles teriam abandonado dois cães no local. A equipe de reportagem da TRIBUNA compareceu ao endereço na manhã desta terça-feira (11) para verificar a situação.

Conforme apurou com testemunhas, a família teria ido embora para Curitiba. O acúmulo de lixo preocupa moradores e comerciantes do bairro. Entre os objetos espalhados pelo canteiro, há tapetes, travesseiros, potes, caixas e até espelhos quebrados. Além disso, populares relataram que os moradores também deixaram para trás dois cães. Um deles foi flagrado do lado de fora do imóvel.

Situação preocupa moradores e comerciantes na região. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) compareceu ao local para avaliar o caso e e tentar localizar o proprietário para realizar as devidas notificações

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) foi contatada e encaminhou uma equipe para verificar a situação e tentar localizar o proprietário para realizar as devidas notificações.

A reportagem percorreu diversas ruas da cidade, especialmente nos canteiros das vias centrais, onde é comum observar o descarte irregular de objetos, como móveis, garrafas e outros materiais. A situação tem gerado preocupação entre os moradores, já que, além de causar sujeira, o acúmulo de objetos pode reter água e favorecer a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Imagens feitas por popular flagraram um cão em frente ao imóvel; testemunhas relataram que dois animais teriam sido abandonados no endereço

Ponto de Entrega Voluntária (PEV)

Campo Mourão conta com um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), que pode ser utilizado pela população para o descarte correto de resíduos volumosos. O local é mantido pela Sema e fica na Rua Amilton Tavela Borges, nº 158.

O PEV recebe resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como móveis, sofás, colchões, eletrodomésticos, eletrônicos, pneus e entulhos da construção civil (limitado a 1 metro cúbico por pessoa). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16h30, e aos sábados das 8 às 11 horas.

Não é permitido descartar animais mortos, resíduos de saúde, industriais, orgânicos, lâmpadas, resíduos de caixa de gordura, embalagens contaminadas, vidro, óleos lubrificantes entre outros resíduos contendo produtos químicos e/ou contaminantes. Também não são aceitos resíduos provenientes de atividades comerciais e/ou de prestadores de serviços.

Serviço

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) está localizado na Rua Amilton Tavela Borges, nº 158, anexo à Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira – das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16h30, e aos sábados – das 8 às 11 horas. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (44) 3525-4449 ou (44) 3518-1358. As ações da Sema e do ponto podem ser acompanhadas pelo perfil do Instagram: @sema_cm.pr.