Bispo anuncia transferência de padres na Diocese de Campo Mourão para 2026

O bispo da Diocese de Campo Mourão, Dom Evandro Luis Braun, anunciou a transferência de padres nas paróquias. O remanejamento foi feito consultando o Conselho de Presbíteros, o Colégio de Consultores e dialogando com os padres envolvidos.

As posses canônicas deverão acontecer a partir da última semana do mês de janeiro de 2026, permanecendo cada padre no lugar e na função que desenvolve até que o novo designado assuma seus encargos.

“Agradecemos imensamente pela disponibilidade e prontidão de cada um dos padres em aceitar a nova missão e em deixar o atual serviço que presta com tanta dedicação. Sabemos que Deus saberá recompensar a cada um com um frutuoso e abençoado ministério, que lhe trará tantas alegrias”, afirmou o bispo.

Dom Evandro pediu ‘muita caridade e abertura de coração’ das comunidades no acolhimento aos padres que chegam. “Ao mesmo tempo, contamos com a compreensão de todos os que devem deixar o padre da sua comunidade partir para uma nova missão. Sabemos quanto isso é difícil, mas também quanto é necessário e bom para todos”, disse o líder religioso.

No total foram anunciadas 25 mudanças. Uma delas é o retorno do padre Jurandir Coronado a Campo Mourão. Atualmente em Jussara, ele assumirá em 2026 a paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, no Lar Paraná. Já Roberto César de Oliveira, que atualmente é pároco da paróquia Santa Cruz, será, a partir de 2026, reitor no Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, em Maringá, e vigário na Catedral São José de Campo Mourão. Por sua vez, o padre Wesley dos Santos, que é vigário na Catedral São José, será pároco na paróquia Santo Antônio, em Farol. Veja ao final desta reportagem a relação completa.

O dia e horário das posses e apresentação dos sacerdotes em suas novas funções serão divulgados oficialmente após agendamento com os próprios padres. “Agradecemos pela compreensão e apoio de todos, confiando que essas mudanças contribuirão para o florescimento espiritual de nossa diocese. Continuemos em oração, mantendo viva a chama da fé e a missão evangelizadora que nos une como uma família de fé. Que a paz e a bênção de Deus estejam sempre conosco”, disse Dom Evandro, ao ressaltar que cada transferência é avaliada com muita cautela, pensando nas possibilidades de cada padre, na necessidade de cada paróquia e também dos próprios fiéis.

As transferências anunciadas pela Diocese de Campo Mourão refletem um processo de reorganização pastoral conduzido pelo bispo Dom Evandro. As mudanças têm como objetivo renovar a ação evangelizadora em diferentes paróquias, dinamizando o trabalho missionário e fortalecendo comunidades que enfrentam novos desafios. Segundo a Diocese, mover sacerdotes para novas frentes de atuação permite revitalizar atividades pastorais, ampliar a presença da Igreja e atender demandas específicas de cada região.

Confira abaixo para onde vai cada padre

1- Padre Jurandir Coronado Aguilar – Será reitor do Seminário São José e vigário na Paróquia Nossa Senhora de Caravággio de Campo Mourão.

2- Padre Roberto Cesar de Oliveira – Será reitor no Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, em Maringá e vigário na Catedral São José de Campo Mourão.

3 – Padre Rodrigo Ferreira dos Santos – Permanece reitor no Seminário Dom Virgílio de Paulo, em Cambé e será vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campo Mourão.

4 -Diácono Fábio da Silva de Medeiros – Será vigário na Paróquia Santo Antônio, em Ubiratã e diretor espiritual no Seminário São José, de Campo Mourão.

5 -Padre Valdecir Liss – Permanece pároco na paróquia Santo Antônio, de Araruna e será diretor espiritual do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, em Maringá.

6- Padre Willian de Oliveira Lopes – Permanece pároco na paróquia Nossa Senhora das Graças, de Engenheiro Beltrão e será administrador paroquial na paróquia São Gabriel e São Sebastião, em Ivailândia e permanece diretor espiritual no Seminário Dom Virgilio de Pauli, em Cambé.

7- Padre Adilson Mitinoru Narushi – Será pároco na paróquia Divino Espírito Santo, em Campo Mourão.

8 – Padre Carlos Cezar Candido – Será pároco na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Janiópolis.

9 – Padre Carlos Czornobai – Será pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Mourão.

10 -Padre Deniz Aparecido Ferreira – Será pároco na paróquia São Pedro, em Corumbataí do Sul.

11- Padre Ediberto Henrique de Mercena – Será pároco na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Jussara.

12 – Padre Genivaldo Barbosa – Será pároco na paróquia Santo Antônio, em Ubiratã.

13 – Padre Jilliard Adolfo de Souza – Será pároco na paróquia Cristo Redentor, em Goioerê.

14 – Padre Jorge Pereira da Silva – Será pároco na paróquia Divino Espírito Santo, em Fênix.

15 – Padre José Gonçalves de Almeida – Será pároco na paróquia São Pedro, no distrito de Paraná D’Oeste.

16 – Padre Milton Grégory Greco – Será pároco na paróquia Nossa Senhora do Caravaggio e vice-reitor do Seminário São José, em Campo Mourão.

17 – Padre Nilson Reis Gonçalves – Será pároco na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Nova Cantu.

18 – Padre Pedro Speri – Será pároco na paróquia Nossa Senhora das Graças e reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, em Barbosa Ferraz.

19 – Padre Reinaldo Adriano Andrade – Será pároco na paróquia São Pedro, em Roncador.

20 – Padre Roberto Carlos Reis – Será pároco na paróquia Santa Rita de Cassia, em Campo Mourão.

21 – Padre Wesley dos Santos – Será pároco na paróquia Santo Antônio, em Farol.

22 – Padre Paulo Versari Conceição – Será administrador paroquial na paróquia Santa Cruz, em Campo Mourão.

23 – Padre Adeílson Alves Felício – Será vigário na paróquia Santo Antônio, em Araruna.

24 – Padre Alex Junior Ripar de Paiva – Permanece vigário na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Engenheiro Beltrão e será vigário também na paróquia São Gabriel e São Sebastião, em Ivailândia.

25 – Padre José Coelho Pereira – Será vigário na Paróquia Nossa Senhora das Graças e vice-reitor no Santuário Santa Rita de Cássia, em Barbosa Ferraz.