Sesc de Campo Mourão homenageia 67 empresas doadoras do Mesa Brasil

Em solenidade realizada na noite dessa quinta-feira (13), o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Campo Mourão homenageou 67 empresas doadoras do Programa Mesa Brasil. Por meio da iniciativa, a unidade local atende 16 municípios da região, nos quais 97 entidades estão cadastradas, beneficiando cerca de 25 mil pessoas. Dos 23 anos de atuação no Paraná, o programa está presente em Campo Mourão há 15, sendo um dos sete polos do estado.

A solenidade, que aconteceu na unidade do Senac, foi marcada por apresentações culturais de integrantes de entidades beneficiadas, como da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Mourão e da Associação Sou Arte, e homenagens em reconhecimento aos doadores. O evento contou com a presença de representantes de, pelo menos, 29 das empresas contribuintes cadastradas.

Também estiveram presentes o senhor Nelson José Bizoto, presidente do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão (representando o presidente do Fecomércio Paraná, Darci Piana), Thiana Costa, gerente executiva da unidade Sesc de Campo Mourão, Reginaldo Inácio Coelho, gerente do Senac local, Eneias Germano Pereira e Rafaela Maria dos Santos, analistas da Coordenação Regional do Sesc Mesa Brasil Paraná, além de autoridades locais.

“Se não existissem os doadores, nós não teríamos o Mesa Brasil”, falou, agradecido, Nelson José Bizoto, presidente do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão, representando o presidente do Fecomércio Paraná, Darci Piana

Bizoto enalteceu o trabalho desenvolvido na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), por meio da parceria com estabelecimentos – como supermercados, hortifrutis, cooperativas, panificadoras, entre outros – que não apenas produzem alimentos, mas também realizam ações de arrecadação e destinam as doações ao programa. “É um programa fantástico, que recolhe dos doadores, quem pode doar alimentos, e entrega para quem precisa”, afirmou. “Se não existissem os doadores, nós não teríamos o Mesa Brasil”, falou, agradecido.

Para as empresas doadoras, o reconhecimento é especial, mas o mais importante é perceber o impacto da contribuição para quem mais precisa, especialmente por meio de um programa reconhecido por sua organização e seriedade na destinação dos produtos.

Alunos do Coral do Centro-Dia da Apae de Campo Mourão, uma das instituições beneficiadas, realizaram uma apresentação cultural durante o evento

“Toda a documentação que a gente recebe, o recibo do que a gente doou, depois, você sabe qual a entidade beneficiada, então, isso faz com que a gente tenha segurança na doação”, comentou Célia Furlanetto, gerente da agência Sicoob Metropolitano em Campo Mourão, que, por meio de arrecadações com seus clientes, contribui com a iniciativa.

A adesão ao programa vem aumentando nos últimos anos. Deste para o ano anterior, por exemplo, aproximadamente 17 novos doadores se cadastraram ao Sesc Mesa Brasil em Campo Mourão. “É um trabalho de formiguinha. A gente vai, divulga, um doador indica para o outro, as próprias entidades nos indicam, a gente vai, faz as visitas e, com muito trabalho, o número vem crescendo”, comemorou a gerente executiva Thiana, ao acrescentar que isso é importante para aumentar o alcance das famílias atendidas.

Equipe do Sesc Mesa Brasil do polo regional de Campo Mourão durante a solenidade

Ela explicou que, para ser doador do Mesa Brasil, não é necessário periodicidade de doações. “O doador doa o que ele quiser, quando ele puder”, disse. O repasse de itens alimentícios pode ser semanal, mensal ou anual, conforme a possibilidade de cada estabelecimento cadastrado. “Cada doação é muito bem-vinda para fazer a diferença a cada uma das entidades aqui da nossa cidade e região”, afirmou a gerente.

Os produtos são distribuídos para as instituições beneficiadas conforme as necessidades de cada uma. “O diferencial do Mesa Brasil é que nós temos uma equipe que monitora as entidades. Então, nós temos um acompanhamento para saber em qual entidade a doação vai ser mais útil”, falou Thiana.

A gerente reforçou que, para ser uma beneficiada, a entidade precisa ter regularidade fiscal. “Aqui em Campo Mourão, praticamente todas as entidades são cadastradas. Se alguma estiver em processo de habilitação ainda, de regularização de documentação, nos procure, e a gente consegue fazer o cadastro”, recomendou.

Thiana Costa, gerente executiva da unidade Sesc de Campo Mourão, ao lado de Nelson José Bizoto

Demais participantes

Também participaram do evento os secretários municipais Karla Tureck (Esporte), Eduardo Akira (Inovação e Desenvolvimento Econômico), Roberto Cardoso (Cultura) e João Marcos Feitoza (Agricultura e Desenvolvimento Rural), além de Milton Hauage (assessor do Vereador Bina), Janaiara Moreira Berbel (presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Campo Mourão), Jairo Quadros (gerente regional do IDR PR) e Joel Bandeira (representando a empresa Alvo Consórcios).

Sesc Mesa Brasil

O Sesc Mesa Brasil é o resultado da ação conjunta entre o Sesc, empresas, instituições sociais e pessoas voluntárias que, juntos, suprem necessidades de carências alimentares e nutricionais de pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio do programa, as empresas exercem responsabilidade social e sensibilizam seus colaboradores para o engajamento no combate ao desperdício de alimentos e à redução da fome no país.

Em todo o Paraná, a iniciativa já distribuiu mais de 40 milhões de quilos. Além de Campo Mourão, os demais polos do Sesc Mesa Brasil estão localizados em Curitiba, Francisco Beltrão, Cascavel, Londrina, Guarapuava e Maringá, com atendimento que abrange outros 92 municípios do estado.

Veja mais fotos: