Delegacia alerta para nova onda de golpes do ‘Telefone para recado’ na região
Diante de uma nova onda de golpes aplicados por criminosos na região, a equipe da delegacia de Polícia Civil de Campina da Lagoa alerta a população para se proteger. Entre as principais ocorrências destacadas pela corporação, está o golpe do “Telefone para recado”, envolvendo o nome de plataformas como OLX, Mercado Pago, Mercado Livre, entre outros, com o objetivo de clonar o WhatsApp da vítima.
A equipe policial explica como os criminosos normalmente agem. “O golpista entra em contato fingindo ser comprador interessado ou, muitas vezes, um suposto funcionário da OLX/Mercado Livre, e inventa uma história para pedir seu número como ‘telefone para recado’ ou para ‘confirmar a segurança do anúncio’”, diz.
O que acontece, na verdade, conforme informa a corporação, é uma tentativa de instalar o WhatsApp da vítima em outro aparelho usando o número da pessoa. Como medida de segurança, o aplicativo envia um código de verificação por SMS. Caso a pessoa envie o código ao golpista, que normalmente alega que é para “confirmação” ou para “recado”, o aplicativo poderá ser clonado.
As mensagens geralmente vêm “camufladas”, como: “Vou cadastrar minha conta no Mercado Livre, posso adicionar teu número para recado?”. Com acesso à conta da vítima, o criminoso se passa por ela para pedir dinheiro emprestado ou ajuda financeira a amigos e familiares.
Para a população se proteger, a Polícia Civil orienta a nunca compartilhar ou fornecer códigos de verificação recebidos por SMS a terceiros. Outra medida é ativar a verificação em duas etapas. Para isso, é necessário acessar as configurações do WhatsApp e ativar “Confirmação de duas etapas”. Em seguida, basta criar uma senha PIN sigilosa.
Os agentes também alertam que a OLX nunca solicita códigos de validação, senhas ou documentos por chat, SMS ou telefone. Por isso, é sempre importante desconfiar. “Histórias muito forçadas ou pedidos estranhos são um sinal de alerta”, advertem.

