IDR-Paraná entrega mais de 17 mil alevinos para pequenos produtores em Mamborê

Com o objetivo de diversificar as atividades econômicas no meio rural, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) em Mamborê fez nesta semana a entrega de 17.500 alevinos a pequenos produtores rurais do município. Ao todo, 15 famílias foram beneficiadas com espécies como tilápias, carpas, bagres e jundiás.

De acordo como IDR, a iniciativa integra um programa de apoio à piscicultura que há mais de três décadas (na cidade) contribui para o desenvolvimento socioeconômico das pequenas propriedades.

“A proposta vai além do incremento produtivo, busca também promover segurança alimentar, garantir alimentos saudáveis para subsistência e oferecer renda extra com a comercialização do excedente”, frisou o extensionista do escritório local do IDR, Luiz Vanderley da Silva, ao destacar que o projeto se tornou uma tradição em Mamborê.

Ele comentou que a criação de peixes tem papel importante na dieta das famílias, por se tratar de um alimento rico em proteínas, vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, como o ômega-3. “Além disso, a piscicultura, quando manejada com técnicas adequadas, contribui para o equilíbrio ambiental e para a sustentabilidade produtiva das propriedades rurais”, observou.

O extensionista falou que para muitas famílias, a atividade também representa uma oportunidade de complementar renda já que o excedente de produção pode ser comercializado localmente, ampliando a circulação econômica no meio rural.

Iniciativa é desenvolvida há mais de três décadas no município. Nesta etapa, 17.500 alevinos foram entregues às famílias

O programa

O programa de distribuição de alevinos é coordenado pelo IDR-Paraná, responsável por organizar os pedidos, realizar a entrega e orientar os produtores sobre manejo, soltura e alimentação dos peixes. A ação é desenvolvida em parceria com a Empresa Dal Bosco, de Toledo. “Este é um trabalho que já tem história no município, pois é realizado há mais de 35 anos. Ele vem contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento da piscicultura local e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, lembrou Silva.