Campanha reforça prevenção sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

Reforçar as orientações sobre a importância da prevenção e realização de testes para o diagnóstico precoce do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é o objetivo da campanha nacional de saúde denominada Dezembro Vermelho. Em Campo Mourão as ações são concentradas no Serviço de Atendimento Especializada (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde.

No próximo dia 10 de dezembro, o SAE estará aberto em horário estendido, das 16h30 até 20 horas para realização de testes rápidos de HIV, Hepatites Virais e Sífilis, além de orientações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP). Todos os atendimentos são realizados de forma gratuita, sigilosa e acolhedora. O SAE oferece acompanhamento médico, incluindo acesso a medicamentos.

Levantamento dos órgãos de Saúde apontam que no Brasil, mais de 90% das pessoas em tratamento de HIV já atingiram o estágio de indetectáveis, ou seja, em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.

A campanha Dezembro Vermelho enfatiza o uso de preservativos (masculino e feminino) em todas as relações sexuais como a forma mais eficaz de evitar a transmissão de ISTs. “O uso do preservativo, a testagem regular e o acesso à PrEP e PEP são ferramentas fundamentais para evitar a contaminação e interromper a transmissão do vírus”, reforça a coordenadora do SAE, enfermeira Maíni Amanda Hofstaetter.

Além de colocar à disposição as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção da infecção pelo vírus, o SUS ampliou o acesso ao diagnóstico precoce e ações específicas.

Serviço

O SAE – Centro de Testagem e Aconselhamento – está localizado na Avenida Guilherme de Paula Xavier, nº 1844, centro. O telefone para contato é (44) 3529-3347.