Sem festa, mas com queima de fogos à população, Farol comemora 27 anos hoje

23 de junho (hoje). Aniversário dos 27 anos de Farol. Cidade com aproximadamente 3.422 habitantes, segundo o IBGE. Este ano, as comemorações no município serão atípicas. Não haverá as grandes festas como as realizadas em anos anteriores pela atual gestão, reunindo famílias e amigos. Porém, para não deixar a data passar em branco, a prefeita Angela Kraus (PSDB), fará uma queima de fogos à população, às 19h30. Os moradores poderão acompanhar de suas casas um show pirotécnico, para brilhar ainda mais a “Cidade Iluminada”.

“Nós sempre comemoramos o aniversário com muitas festividades, mas devido a pandemia de Covid-19, momento em que se deve evitar aglomeração, não vamos ter festa. Isso dói no coração, mas é o melhor a se fazer”, lamenta Angela. Segundo ela, a queima de fogos será um momento para acalmar ‘muitos moradores que estão com o psicológico abalado’. “Pensamos em fazer algo que transmita um pouco de alegria. Todos os moradores poderão acompanhar de casa, olhando para o céu”, disse.

Nestes 27 anos da cidade, a prefeita destacou os avanços em vários aspectos durante sua gestão.  Na área da saúde, por exemplo, implantou o Posto de Saúde 24 horas, contratou um médico para dar assistência em casa a moradores que não podem comparecer à unidade de saúde e tornou um atendimento mais humanitário à população.  Na área de educação, também houve mudanças significativas, a começar pela reforma geral da Escola Municipal Casimiro de Abreu, à qualidade do ensino oferecido. 

Além disso, obras de infraestrutura importantes para o município e a população estão sendo realizadas por todo o município. “Estou muito feliz com o resultado do trabalho de toda uma equipe. Não estamos festejando hoje, mas estou feliz que o município esteja comemorando seus 27 anos sem nenhum caso de coronavírus. Estamos trabalhando muito para que isso não aconteça”, falou Angela, ao comentar que se sente com o dever cumprido. “A população nos deu oportunidade de duas vezes administrar o município. Estamos dando o nosso melhor. Sou moradora e nasci aqui e quero ver minha cidade ir para frente”, destacou. 

Outra mudança realizada recentemente foi em relação ao slogan do município de “Cidade Maravilhosa” para “Cidade Iluminada”. A mudança foi realizada com aval da população, durante consulta pública.  Angela disse que o município está fazendo licitações para a construção de um letreiro iluminado na entrada cidade com o novo slogan. Além disso, o Cristo praticamente já foi todo restaurado. “Pedimos à população que continue acreditando na cidade e que dias melhores virão”, ressaltou a prefeita. 

Farol: A Cidade Iluminada

Dados históricos indicam que a colonização de Farol ocorreu a partir de 1938, por meio do pioneiro Silvério Quintino Ribeiro, na comunidade rural de Alto Boa Vista e em meados de 1942, quando chegaram à região, vindas do Sul do Estado, as famílias de Manoel Soares de Lima e Antonio Dutra. Os pioneiros derrubaram a mata onde hoje se localiza a sede municipal de Farol.

Em 1948 já existia um pequeno povoado, que ganhou o nome de Pinhalão D”Oeste, denominação efetivamente geográfica. Em 1955, a comunidade foi elevada à categoria de distrito de Campo Mourão, com a denominação de Farol. A origem do nome deve-se ao fato do cruzamento das estradas de Campo Mourão/Farol (Pinhalão D'Oeste), e Campo Mourão/Boa esperança (Barreirão)/Arapuá (Barreirinha)/Janiópolis (Pinhalzinho).

Contam os pioneiros que no entroncamento destes caminhos às margens do atual Rio Farol, existia uma placa de indicações dos principais rumos a tomar, como se fosse um farol para os navegantes se orientarem nas direções devidas, daí o nome Rio Farol, e depois Município de Farol.

Em 1989 foi constituída uma comissão pró-emancipação, presidida por Gentil de Lima Costa e, em 23 de junho de 1991 aconteceu o plebiscito, onde a população aprovou a proposta de tornar o distrito em município. A data do plebiscito foi escolhida para marcar o aniversário, embora a lei estadual criando o município tenha sido aprovada em 25 de outubro. A instalação oficial ocorreu em 1º de janeiro de 1993.