Patrocínio da Itaipu Binacional leva equipe de wrestling de Campo Mourão ao Brasileiro

Com o patrocínio da Itaipu Binacional, foi possível a equipe de wrestling do Projeto Semeando Campeões (PSC) participar do Campeonato Brasileiro na modalidade neste ano de 2025, destacando Campo Mourão no cenário nacional.

Dividido em etapas, o campeonato contou com a participação da jovem Gabriella Rodrigues, que conquistou o título nacional Sub-15 no mês de junho, e Cubatão (SP). Já em novembro, foi a vez de Arthur Fraile alcançar o vice-campeonato e de Pedro Santos garantir a terceira colocação na categoria Sub-20, no Rio de Janeiro.

O técnico responsável pelo projeto, Ricardo Batista, comentou que, devido à quantidade de atletas participantes, o campeonato na modalidade é dividido por etapas ao longo do ano, de acordo com cada categoria. Conforme comentou, para se ter ideia, geralmente, cada etapa reúne cerca de 300 atletas.

A Itaipu Binacional apoiou, ainda, a realização da VI Copa Semeando Campeões de Jiu-Jitsu, em Campo Mourão, realizada no último domingo (7). Essa edição do evento, que vem se consolidando no município, reuniu 211 crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em um evento totalmente gratuito no Ginásio de Esportes João Maria Ferreira. “Cada vitória simboliza inclusão e um futuro melhor”, expressaram os organizadores.

Copa Kids

Os participantes competiram em 78 categorias de idade, faixa e peso, incluindo sete atletas com deficiência intelectual que realizaram lutas inclusivas, disputando as almejadas medalhas de ouro.

Como nas edições anteriores, a copa promoveu uma experiência de campeonato aos alunos de projetos sociais de Campo Mourão e região, assim como academias pagas, em que foram abertas 200 vagas, preenchidas faltando mais de 30 dias para o encerramento das inscrições. De cunho social, o evento isenta a taxa de inscrição para projetos sociais cadastrados e cobra uma taxa simbólica a academias privadas. Além das medalhas, todos os atletas receberam frutas e paçoca.

A equipe de voluntários chegou logo cedo e recebeu um café da manhã oferecido por uma padaria local. Durante a abertura, com a apresentação solene do hino nacional, a equipe de coordenação agradeceu os apoiadores, autoridades presentes e apresentou um vídeo institucional da patrocinadora majoritária do evento, a Itaipu Binacional. “Sem ela toda a experiência gratificante vivida neste dia não teria ocorrido, como as lutas inclusivas, onde os alunos com necessidades especiais fizeram combates controlados com alunos previamente preparados”, disseram os organizadores.

Guilherme Nogueira, um dos árbitros, relatou emocionado que foi gratificante arbitrar as lutas, especialmente a inclusiva “Tornou o dia daquele rapaz grandioso.”, disse. “Eu também quis marcar os pontos para aquele rapaz ver que era uma luta real”, completou.

O professor José “Faustão”, de Barbosa Ferraz, também relatou emocionado como o evento anual tem ajudado os seus alunos, que são de proporcionar que projetos sociais se sintam incluídos na sociedade, pois eles não têm a possibilidade de participar de campeonatos regionais que, por vezes, custam R$140,00 a R$200,00 somente a inscrição.

Iniciando às 9 horas, os combates se estenderam até as 12h30. Após o encerramento, foram entregues as medalhas de ouro e anunciadas as equipes campeãs: em 1º lugar, com 28 medalhas de ouro, o Projeto Semeando Campeões; em 2º lugar, com 19 medalhas de ouro, o Projeto Faustão BJJ; em 3º lugar, com 11 medalhas de ouro, o Projeto Caminho Melhor.

Participaram do evento, ainda, o Projeto Social Carlos Prates (Mamborê), o Projeto Além da Faixa (Mato Rico), o Projeto Tropical (Campo Mourão), a Gracie Barra Campo Mourão, a Moraes BJJ (Campo Mourão) e a Kalango Team.

Além do apoio do patrocínio da Itaipu Binacional e de empresas locais e regionais e da Fundação de Esportes de Campo Mourão, o evento contou com a ajuda voluntária de diversos profissionais, incluindo médico, fisioterapeuta, programador e fotógrafo.

Veja fotos: