Em fase final, obras no Parque do Lago têm conclusão prevista para fevereiro de 2026

Considerado um dos principais pontos turísticos de Campo Mourão, o Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, popularmente conhecido como Parque do Lago, está na reta final das amplas obras de melhorias de infraestrutura.

Segundo o diretor de engenharia da Itaipu Engenharia, empresa responsável pelos serviços, Eduardo José Ribeiro, cerca de 95% dos trabalhos já foram concluídos. A obra tem previsão de conclusão para fevereiro de 2026. Inicialmente, os trabalhos deveriam ser finalizados ainda em 2025, mas, segundo Ribeiro, o excesso de chuvas nos últimos meses impossibilitou o cumprimento do prazo.

Somente no mês de novembro, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação meteorológica de Campo Mourão registrou 302 milímetros de chuva acumulada, volume 114,3% acima da média histórica do período, que é de 140,9 milímetros.

Apesar disso, o engenheiro comentou que os trabalhos de desassoreamento, isto é, da remoção de sedimentos acumulados no rio, já foram completamente finalizados. Agora, conforme comentou, falta finalizar a calçada, a ciclovia e o cercamento na Rua Santa Catarina, nova passagem sobre o Rio do Campo, que divide os dois lados do lago.

A formação do novo lado servirá para conter os sedimentos que descem com as chuvas, impedindo o assoreamento do lago principal, um problema que há anos afeta o equilíbrio ambiental e a paisagem do local.

Entre os serviços contemplados no projeto, está o prolongamento da Rua Santa Catarina até o Residencial Parque do Lago

Entre as principais obras realizadas no local, além do desassoreamento e do prolongamento da rua até o Residencial Parque do Lago, com aduelas quíntuplas, isto é, estruturas de concreto pré-moldado que permitem a passagem da água, foi realizada a construção de um canal trapezoidal com colchão Reno, um revestimento de blocos especiais que protege o solo e evita erosão.

Ribeiro ressaltou que o projeto de responsabilidade da Itaipu Engenharia contempla o desassoreamento da área, a construção de pontes e o aterro da passagem na Rua Santa Catarina e serviços de limpeza e retirada de vegetação. “Não contempla paisagismo ou melhorias nas estruturas do parque”, pontuou, exemplificando as áreas de parque infantil, lanchonete e outros.

Para atender a essa demanda, está previsto um novo projeto de revitalização total do parque pela prefeitura. O parque segue parcialmente liberado para visitação do público, nas áreas do parque infantil e da Academia da Terceira Idade (ATI), assim como um trecho da pista de caminhada.

Revitalização da infraestrutura

Segundo a administração municipal, o investimento total para as obras de melhorias na infraestrutura passa de R$ 9 milhões, com recursos do Fundo de Saneamento Municipal. O projeto para desassoreamento do lago foi iniciado ainda em 2020 e, após estudos de impacto ambiental e adequações exigidas pelos órgãos competentes ao projeto, o serviço foi licitado.