Unicampo amplia formação no curso de Fisioterapia com múltiplas ações no ano
O compartilhamento da experiência acumulada pelos profissionais que atendem os atletas do Campo Mourão Futsal com os acadêmicos de Fisioterapia da Faculdade Unicampo foi apenas uma das muitas atividades extra classe desenvolvidas pelo curso neste ano. “Uma série de atividades que ampliaram a formação acadêmica dos alunos, unindo teoria e prática de forma dinâmica e próxima da realidade profissional, foram promovidas com sucesso ao longo do ano”, ressalta a coordenadora do curso, professora Neyanny Ryzy de Oliveira.
Um dos diferenciais das diversas graduações ofertadas pela instituição de ensino, sediada em Campo Mourão, é justamente a complementação das atividades em sala de aula e do cumprimento da programação curricular com ações práticas junto à comunidade, intercâmbio e outras ações.
Ao apresentar uma retrospectiva do curso de Fisioterapia em 2025, a docente destaca: “Essas ações possibilitaram aos estudantes vivenciar diferentes áreas de atuação da Fisioterapia e compreender, na prática, a importância do cuidado com o movimento humano”.
No caso do intercâmbio com profissionais da área que atuam em equipes esportivas locais, como os fisioterapeutas Andressa Santos Oliveira e Vitor de Souza (do Campo Mourão Futsal), ela ressalta que a ação propiciou o compartilhamento de suas experiências no trabalho diário com atletas, abordando desde a prevenção de lesões até a reabilitação e o retorno seguro ao esporte.
“O contato direto com profissionais do mercado contribuiu para aproximar os alunos da realidade da fisioterapia esportiva”, observa a coordenadora do curso na Unicampo. Também relata a participação da dentista Ariane Tonet com os acadêmicos, aprimorando o conhecimento dos alunos na disciplina de bucomaxilofuncional, conversando sobre ATM (articulação temporomandibular).

No decorrer do ano, os acadêmicos realizaram, ainda, visitas técnicas a clínicas e academias, podendo acompanhar de perto a atuação do fisioterapeuta em diferentes contextos, observando a avaliação, o planejamento terapêutico e o cuidado individualizado com cada paciente. “Essas vivências reforçam a importância de um atendimento ético, responsável e centrado nas necessidades de cada pessoa”, salienta a professora Neyanny.
Além disso, nas aulas práticas e nos estágios supervisionados, os alunos tiveram a oportunidade de atuar diretamente com pacientes, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Essa experiência fortalece não apenas a formação técnica, mas também o olhar humanizado, fundamental para a atuação profissional.
Compromisso
A coordenadora Neyanny explica que todas essas iniciativas evidenciam o compromisso do curso com uma formação completa e de qualidade, preparando futuros profissionais capacitados para o mercado de trabalho e conscientes do papel transformador da fisioterapia na promoção da saúde, da funcionalidade e da qualidade de vida por meio do movimento.

