Copel conclui subestação em Campo Mourão e amplia capacidade do sistema elétrico regional

O município de Campo Mourão está entre os principais beneficiados pelos investimentos da Copel em infraestrutura elétrica. Neste mês de dezembro, a companhia conclui as obras da Subestação Bandeira, com tensão de 138 mil volts, voltada ao atendimento direto de 71,2 mil unidades consumidoras, reforçando o fornecimento de energia para residências, comércios, indústrias e o setor agroindustrial do município e região.

A subestação de Campo Mourão integra um pacote de seis novas unidades que estão sendo entregues pela Copel neste fim de ano, com investimentos totais de R$ 271,7 milhões, beneficiando diretamente 269 mil clientes em diferentes regiões do Estado do Paraná. Quatro dessas subestações estão localizadas no Noroeste do Paraná, uma no Norte e outra no Centro-Sul.

Segundo o superintendente de Engenharia da Copel, Edison Ribeiro da Silva, as subestações são fundamentais para garantir segurança e estabilidade ao sistema elétrico. “As subestações ancoram o sistema de distribuição e garantem o fornecimento de energia segura e eficiente a residências, comércios, indústrias e agroindústrias, no campo e nas cidades. Isso representa um importante suporte ao desenvolvimento econômico local e regional”, afirmou.

Investimentos no Noroeste

Além de Campo Mourão, a região Noroeste também recebe, neste mês, a entrega das subestações SE Atlântica, em Cianorte, que atenderá 68,6 mil clientes, e SE Nova Londrina, em Nova Londrina, com benefício direto a 48,2 mil consumidores. Completa o pacote regional a subestação Domício Gomes, com tensão de 34,5 mil volts, instalada na região de Porto São José, em São Pedro do Paraná, atendendo cerca de 3,7 mil clientes.

Expansão planejada

Entre o fim de 2024 e 2025, a Copel soma 19 novas subestações entregues em diversas regiões do Paraná, com investimentos superiores a R$ 596,1 milhões, beneficiando aproximadamente 471,1 mil unidades consumidoras. As novas estruturas são modernas, integradas à rede elétrica inteligente e projetadas para acompanhar o crescimento urbano e econômico.

De acordo com a gerente executiva do Departamento de Construção de Linhas e Subestações da Copel, Graziella Costa Gonçalves, os investimentos seguem critérios técnicos e de planejamento. “O aporte de recursos em obras de melhoria na rede de distribuição em todas as regiões do Estado faz parte do planejamento da companhia, com foco nas demandas e no potencial de desenvolvimento das cidades paranaenses”, explicou.

As subestações permitem a divisão dos circuitos em trechos menores, reduzem riscos de interrupções e aliviam o carregamento das redes, garantindo maior confiabilidade ao sistema elétrico — um avanço estratégico para municípios como Campo Mourão, que concentram atividades urbanas, industriais e agroindustriais em expansão.

Feliz Natal das empresas que apoiam o jornalismo local: