Centro POP de Campo Mourão atendeu mais de 750 pessoas entre junho e novembro
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Mourão divulgou um balanço à TRIBUNA das atividades do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). As informações são referentes ao período de junho – mês de inauguração – a novembro de 2025 e foram solicitadas pelo jornal. No período, 755 pessoas passaram pelo Centro POP. Os atendimentos mensais foram os seguintes: 109 pessoas em junho, 137 em julho, 124 em agosto, 106 em setembro, 143 em outubro e 136 em novembro, conforme dados da Vigilância Socioassistencial.
A Secretária Municipal da Assistência Social de Campo Mourão, Marcia Calderan de Moraes, informou que, atualmente, o Centro POP mantém uma média diária de 35 atendimentos, considerando que uma mesma pessoa pode ser atendida mais de uma vez ao longo do mês. O serviço é caracterizado como atendimento especializado e não funciona como acolhimento institucional 24 horas, operando de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Em relação ao perfil das pessoas atendidas, dados consolidados de outubro indicam que, das 143 pessoas atendidas naquele mês, 26 eram moradoras de Campo Mourão. As demais vieram de outras cidades, estados e até de outros países, com registros de origem em Apucarana, Araruna, Curitiba, Faxinal, Goioerê, Ivatuba, Marília, Maringá, São Paulo, além de Argentina e Colômbia, entre outras localidades.

Marcia explicou que o Centro POP é uma unidade pública responsável pela execução do Serviço Especializado à população em situação de rua. “A estrutura física do Centro POP de Campo Mourão conta com ambientes para atendimentos individualizados e coletivos, salas de reuniões e planejamento, banheiros, lavanderia, refeitório, espaço para guarda de pertences e área administrativa”, informou.
A secretária frisou que as refeições ofertadas aos usuários do serviço são café da manhã e almoço, por meio de contratação de serviço terceirizado para fornecimento de marmitas. Já a lavagem e secagem das roupas são realizadas pelos próprios usuários, com fornecimento de kits de insumos, e há ainda a distribuição de roupas, obtidas por meio de doações da população e de entidades parceiras.
“O serviço também possui normas de convivência, com vedações a brigas, discussões e comportamentos desrespeitosos, sujeitos a suspensões progressivas. Em situações necessárias, a Polícia Militar é acionada como órgão parceiro, atuando de forma alinhada aos princípios dos direitos humanos”, falou Marcia.
Entre as ações executadas pelo serviço estão acolhida, escuta qualificada, planejamento de atendimentos, elaboração de planos individuais ou familiares, atendimentos coletivos, articulação com a rede socioassistencial e intersetorial, especialmente com CRAS, CAPS AD e a Casa de Passagem Filhos Prediletos, além da alimentação do sistema de informações municipal e da oferta de benefícios eventuais, como passagens, alimentação e auxílio moradia.
Marcia informou que o Centro POP também é responsável pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, que realiza busca ativa em ruas, avenidas, praças, logradouros e outros espaços públicos com incidência de população em situação de rua. “O serviço não atua em locais privados, como terrenos, estacionamentos ou estabelecimentos particulares”, enfatizou.
Cursos e oficinas
Em 2025, foram realizados três cursos e oficinas voltados à geração de renda e inserção no mercado de trabalho: Produção Artesanal com Material Reciclado, Curso Básico de Corte de Cabelo Masculino e Design de Barba e Workshop de Brinquedos com Materiais Reciclados. As atividades foram custeadas com recursos próprios do município e executadas pelo Senac do município.
No mesmo período, foram concedidas 240 passagens como benefício eventual, após atendimento individualizado destinado à análise da história de vida e dos vínculos familiares ou redes de apoio dos usuários.
O orçamento destinado ao Centro POP em 2025 foi de R$ 976.394,38. O custeio ocorre com recursos próprios do município, repasses estaduais do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e recursos federais do Fundo Nacional de Assistência Social. O custo mensal aproximado do serviço é de R$ 81.366,19.
Conforme a secretária, a equipe do Centro POP é composta por 1 assistente social, 1 psicóloga, 4 orientadoras sociais estatutárias, 1 orientadora social contratada por PSS, 1 cozinheira, 2 vigias terceirizados e 1 auxiliar de serviços gerais terceirizado.
“O serviço promove a dignidade humana, a redução de violações de direitos, a diminuição de danos sociais, a construção de novas perspectivas de vida e a garantia de acesso a direitos básicos, como documentação civil, atendimento em saúde, saúde mental e apoio para inserção no mercado de trabalho”, acrescentou Marcia.

Serviço
O Centro Pop de Campo Mourão fica localizado na rua Brasil, nº 1939, centro da cidade.
Atendimentos mensais
Junho – 109
Julho – 137
Agosto – 124
Setembro – 106
Outubro – 143
Novembro – 136

