Universidades de Campo Mourão ofertam 566 vagas para o Sisu; inscrições iniciam dia 19

Juntas, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão ofertando 566 vagas para 20 cursos de graduação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conforme o Ministério da Educação (MEC). Pela UTFPR são 429 vagas em oito cursos, enquanto pela Unespar, 137. As inscrições para o Sisu poderão ser realizadas no período de 19 a 23 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu). É possível se inscrever em até duas opções de curso.

Pela UTFPR, as vagas são para os cursos de Alimentos (44), Ciência da Computação (66), Engenharia Ambiental e Sanitária (79), Engenharia Civil (70), Engenharia de Alimentos (44), Engenharia Eletrônica (55), Engenharia Química (27) e Licenciatura em Química (44).

Já pela Unespar, as oportunidades são para Administração (8), Ciências Contábeis (24), Ciências Econômicas (32), Engenharia de Produção Agroindustrial (12), Geografia – Bacharelado (5), Geografia – Licenciatura (5), História (5), Letras – Português e Inglês (15), Matemática (16), Pedagogia – matutino (5), Pedagogia – noturno (5) e Turismo (5).

De acordo com o MEC, assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo. O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 deste mês. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula no período indicado no edital da instituição.

O Sisu é uma ação do Governo Federal, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo democratizar o acesso a Instituições Públicas de Educação Superior (IES) de todo o país. Por meio dele, quem participou de pelo menos uma das três últimas edições do Enem – 2023, 2024 e 2025 – pode se inscrever para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo.

Caso o candidato tenha realizado mais de uma entre as três últimas edições do Enem, será considerada, para cada curso, aquela edição que mais favorece o candidato, com base na média ponderada das notas do Enem de cada edição. Os candidatos com os melhores desempenhos são classificados de acordo com as opções de curso escolhidas, o número de vagas disponíveis, as modalidades de concorrência selecionadas e os pesos definidos para cada curso pela instituição.

O Sisu considera diferentes modalidades de concorrência, que levam em conta o perfil socioeconômico dos candidatos e também de acordo com as ações afirmativas definidas por cada instituição. Cada candidato pode se inscrever em todas as modalidades que correspondam ao seu perfil, devendo ficar atento à comprovação, junto à instituição, das informações da modalidade em que for selecionado, no momento da matrícula.

O primeiro passo para participar do processo seletivo do Sisu é a realização da inscrição online, que é gratuita (sisualuno.mec.gov.br), após a divulgação dos resultados do Enem. Para acessar o sistema, o candidato deve possuir uma conta no gov.br, requisito também necessário para a participação no Enem.

Ao fazer login no Sisu, o sistema recupera automaticamente as notas do candidato nas três últimas edições do Enem, quando houver participação. Para se inscrever, é necessário preencher informações pessoais, sociais e econômicas, que são utilizadas pelo MEC e pelas instituições para verificar a elegibilidade do candidato às vagas reservadas pela Lei de Cotas e para possibilitar o contato pela instituição em caso de aprovação.

É possível selecionar até duas opções de curso entre aquelas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. Durante todo o período de inscrições, o candidato pode alterar suas escolhas quantas vezes desejar; contudo, apenas a última inscrição registrada ao final do prazo será considerada. Ao longo desse período, o sistema divulga diariamente resultados parciais, permitindo que o candidato acompanhe as notas de corte, avalie suas chances e decida se mantém suas escolhas ou se deseja ajustá-las.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e com as políticas de ações afirmativas próprias adotadas pelas instituições públicas de ensino superior para o processo seletivo. O candidato pode concorrer em todas as modalidades para as quais declara atender aos critérios de enquadramento.

Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das suas opções na chamada regular podem manifestar interesse na lista de espera, dentro do período definido no cronograma, e apenas para uma opção de curso. A manifestação de interesse é feita na mesma página de inscrição usada durante a chamada regular, logo após a divulgação do resultado final. Depois disso, o candidato deve acompanhar os prazos e procedimentos de convocação na página oficial da instituição do curso escolhido.

Vagas ofertadas em Campo Mourão

UTFPR – 429

Alimentos (44)
Ciência da Computação (66)
Engenharia Ambiental e Sanitária (79)
Engenharia Civil (70)
Engenharia de Alimentos (44)
Engenharia Eletrônica (55)
Engenharia Química (27)
Licenciatura em Química (44)

Unespar – 137

Administração (8)
Ciências Contábeis (24)
Ciências Econômicas (32)
Engenharia de Produção Agroindustrial (12)
Geografia – Bacharelado (5)
Geografia – Licenciatura (5)
História (5)
Letras – Português e Inglês (15)
Matemática (16)
Pedagogia – matutino (5)
Pedagogia – noturno (5)
Turismo (5)

Cronograma

Período das inscrições – 19 a 23 de janeiro
Resultado da chamada regular – 29 de janeiro
Matrícula da chamada regular – 2 de fevereiro
Prazo para participar da lista de espera – 29 a 2 de fevereiro